Acadêmicos de Engenharia Civil finalizam o semestre com ensaio de carbonatação
A aula prática faz parte da disciplina de Patologias na Construção Civil e refere-se a um ensaio útil para verificação da ação de agentes agressivos no concreto
Nas últimas semanas para finalizar o semestre da disciplina de Patologias na Construção Civil, as duas turmas do 8° período e a do 9° período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG realizaram o ensaio de carbonatação em corpos de prova de argamassa.
A atividade iniciou no começo do semestre, quando foram moldados diversos corpos de prova cilíndricos com dimensões de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. Após a moldagem e a espera de 7 dias, os corpos de prova foram distribuídos aos grupos de alunos, que os colocaram em locais distintos, dentre eles garagens, aviários, estacionamentos e outros. Agora, no fim do semestre, os acadêmicos trouxeram seus corpos de prova e o ensaio foi realizado.
A carbonatação é um processo que tende a diminuir a durabilidade das estruturas, e pode acontecer nos elementos cimentícios, por isso optou-se por moldar corpos de prova com argamassa. O concreto está sujeito à ação de gases atmosféricos, na carbonatação o agente agressivo é o CO2, o que chamamos de gás carbônico. Nesse caso o gás a penetrar no concreto reduz seu pH que está entre 12 a 13 para cerca de 8 a 9. Essa redução do pH faz com que a armadura perca uma camada protetora (formada pelo pH elevado do concreto), processo conhecido com despassivação da armadura. Ao perder essa camada protetora a armadura está suscetível à ação da corrosão, podendo levar a um colapso da estrutura em casos graves.
Na aula prática os corpos de prova foram rompidos e utilizou-se uma solução com fenolftaleína (um indicador de pH) para que os alunos pudessem observar a profundidade de carbonatação das peças. A intenção foi demostrar na prática o que foi observado na sala de aula e expandir os conhecimentos sobre ensaios para a detecção de problemas nas estruturas de concreto armado. "Aqui na FAG nós sempre estamos colocando os acadêmicos próximos da realidade profissional, mostrando técnicas que são úteis na profissão. Nesse caso, o ensaio de carbonatação cumpriu o papel de demonstrar aos alunos uma técnica importante para a verificação da ação de um agente agressivo tão comum, o gás carbônico, e os resultados de agressividade de alguns ambientes foi surpreendente", comenta o professor, Ricardo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel