Para melhorar qualidade de vida de paciente, professor e aluno das Engenharias criam peça para prótese em impressora 3D

A ação foi possível a partir de uma parceria que envolveu o setor de próteses da Clínica e os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação

03/12/2019

A caminhada de Doralice Plucinski hoje (03) até o Centro de Reabilitação das Clínicas FAG foi com dificuldade, se apoiando para se manter em pé. Quando ela foi embora, as passadas foram mais firmes, algo que ela desejava sentir há meses. A paciente recebeu sua prótese consertada depois que uma pequena peça teve problema. A troca foi possível a partir de uma parceria que envolveu o setor de próteses da Clínica e os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação.

Doralice tem 43 anos de idade e é paciente das Clínicas FAG há 11 anos. Quando ainda era criança se machucou e, como o problema não foi curado de forma adequada, anos depois a perna esquerda precisou ser amputada. Na busca por mais qualidade de vida para a moradora de Pérola do Oeste, a equipe que a atende conseguiu viabilizar, por meio da 10ª Regional de Saúde, um Liner - interface protética, que proporciona ao usuário mais conforto no encaixe da prótese. O problema é que a alegria durou pouco: o pino responsável pela fixação da prótese com a interface quebrou em janeiro deste ano.

A partir daí, teve início a pesquisa sobre o que poderia ser feito. A empresa fabricante do Liner não disponibiliza a venda apenas da peça em questão. Nesse intervalo de tempo, Doralice precisou usar uma prótese sem a interface. "Foi muito difícil. A outra prótese machuca muito. Eu colocava de manhã e à noite já tinha que tirar, colocar remédio, porque machucava. Eu não tinha segurança para caminhar", relembra.

A solução foi encontrada bem perto, no próprio Campus do Centro Universitário FAG. O auxiliar de protético e acadêmico de Engenharia Mecânica, Alison Giordani, foi acionado pela equipe da Clínica para tentar fazer a peça em uma das impressoras 3D da Instituição. Ele tinha o domínio do software para o projeto, mas para fazer o uso da impressora buscou a ajuda do professor e Coordenador Adjunto de Engenharia de Controle e Automação, Helder Carozzi. "Existiram algumas coisas que precisaram ser ajustadas no desenho para que a impressora conseguisse fazer. Após isso, fizemos as peças-piloto com alguns tipos de materiais, mas os melhores encontrados para esse tipo de trabalho foram o PLA (poliácido láctico) e o ABS (acrilonitrila butadieno estireno). Tecnicamente falando, a impressora 3D não tem limitações para impressão. Qualquer forma, qualquer geometria pode ser executada, depende da criatividade", detalha Helder.

Desde então, foram vários desenhos e, pelo menos, três protótipos até que se chegasse à peça que foi encaixada na prótese de Doralice. "Desenhar a peça, pegar todas as medidas para que fosse adequada para a necessidade foi a maior dificuldade. Ver na prática como uma peça simples pode ajudar uma paciente é gratificante", destaca Alison.

Doralice já foi para casa com a prótese e o Liner. Ela caminhou e já sentiu a diferença que terá em seu dia a dia. "Com essa eu tenho segurança. Eu estava ansiosa para ter ela completa de novo. Preciso de uns 2, 3 dias para me readaptar, mas já senti um conforto diferente, não machuca", elogia.

De acordo coma a Coordenadora do Centro de Reabilitação das Clínicas FAG, Leda Paes Walcker, a ação demonstra que as diferentes áreas podem trabalhar em prol de um bem em comum. "Quando pensamos nas Engenharias, vêm à cabeça coisas grandes, mega acontecimentos, e eu vejo que conseguimos confirmar que nos detalhes também é possível fazer a diferença. Você pode pensar: 'é só um pino', mas é um pino que muda a vida de uma pessoa, já que ela não teria como adquirir a peça em outro lugar. As profissões podem se unir para melhorar a qualidade de vida das pessoas", finaliza.

Administração da FAG Toledo leva nota 4 em avaliação do MEC
2019 Toledo
Inclusão, comunicação e valorização da cultura são marcas do curso de Letras Português e Libras da FAG Toledo
Docente da FAG Toledo participa de Simpósio de Justiça Restaurativa no Canadá