Revista médica americana publica estudo de professor de Educação Física do Centro FAG
O estudo contou com doze voluntários do sexo masculino submetidos à análise de densitometria óssea com composição corporal (DEXA) e exames
O professor de Educação Física, Rodrigo Poderoso, começou o mês de dezembro com mais um estudo publicado em uma revista de renome mundial. O objetivo da pesquisa foi investigar alterações na composição corporal, colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos de adultos obesos e foi publicada pela Revista Médica Americana Archives of Diabetes & Obesity.
O estudo contou com doze voluntários do sexo masculino submetidos à análise de densitometria óssea com composição corporal (DEXA) e exames que indicaram as concentrações plasmáticas de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos no sangue. "Os voluntários foram inseridos em três modelos de treinamento: treinamento aeróbico (AeT), treinamento anaeróbico (AnT) e treinamento simultâneo (CT). O período de treinamento foi doze semanas, com três sessões por semana com duração de 60 minutos. O grupo AeT participou de sessões de corrida com sessões de ciclismo. O grupo ANT realizou exercícios de musculação. O grupo CT combinou os dois modelos anteriores, sem diferença entre eles. Todos as variáveis foram testadas quanto à normalidade da distribuição pelo teste", explica o professor.
O teste foi utilizado para comparação antes e após o treinamento. Ao comparar o inicial e o final nos períodos de intervenção foram observadas reduções nas variáveis: peso total, peso de gordura corporal e peso de gordura visceral em todos os grupos. "O colesterol total diminuiu apenas no grupo CT. Já o colesterol LDL diminuiu nos grupos AnT e CT, sendo que no grupo TC com maior notoriedade. O colesterol HDL aumentou em todos os grupos e no AN com maior notoriedade. O triglicerídeo plasmático concentração diminuiu apenas nos grupos AeT e CT. Os dados sugerem que o treinamento simultâneo é eficaz para a redução obesidade quando comparados aos métodos aeróbico e anaeróbico", concluiu o estudo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel