Alunos da FAG Toledo realizam gincana sobre a obra Pedagogia da Autonomia
Atividade contou até com um concurso de melhor representação do autor Paulo Freire
Os acadêmicos do 2º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo realizaram uma gincana durante a aula da disciplina de Didática, ministrada pela professora Keili Luci Rocha. A atividade teve como objetivo finalizar de forma prática e dinâmica os estudos sobre o projeto "A Didática e a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire". Os alunos trabalharam com três capítulos do livro: Não há docência sem discência; Ensinar não é transferir conhecimento e Ensinar é uma especificidade humana.
Neste sentido, os saberes foram discutidos com base nos ensinamentos do autor para as reflexões sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos, conforme Freire cita em suas Primeiras Palavras. "A partir de tais capítulos foi criada uma gincana científica com perguntas e respostas e em equipes, utilizando balões que após o estouro oportunizava a equipe o direito de resposta à pergunta", relata a docente.
Na segunda prova foi solicitado as equipes a caracterização de um personagem que homenageasse Paulo Freire com cada grupo, através do membro caracterizado, tendo como missão realizar um pequeno discurso a partir da obra. Esta parte da atividade contou com a participação das professoras Cleonilda Tonin e Maristela Bendo que ajudaram a avaliar as melhores representações. "Os acadêmicos aproveitaram bastante a atividade e aprovaram a dinâmica do projeto, que ressalta a importância da leitura na formação de professores e de atividades decorrentes para que novos olhares possam resultar em práticas progressistas e reflexivas", analisa Keili.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel