Acadêmicas de Psicologia ensinam empatia e auto aceitação a jovens aprendizes
O objetivo foi auxiliar na compreensão e rompimento das barreiras, a mudança e a reflexão de modo geral
As acadêmicas do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAG, Letícia Nunes e Mariza Bonifácio, realizaram uma oficina sobre "Conceito de Empatia e Auto aceitação", aplicada aos jovens que participam do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz da Fundação Assis Gurgacz. O objetivo foi auxiliar na compreensão e rompimento das barreiras, a mudança e a reflexão de modo geral.
"Esta fase delicada da vida merece uma atenção dobrada, pois, a subjetividade ainda está em evidência, deixando nossos jovens vulneráveis muitas vezes a decisões nada coesas, correspondentes a sua idade. E por mais que as famílias que são a base importantíssima nesta fase, estejam fragilizadas, eles sentem falta na hora do aperto, e em muitas das cartinhas terapêuticas que os jovens escrevem, não pedem nada mais do que um abraço, um olhar, carinho e atenção. Não é celular! Não é roupa! Ou calçado de marca... é amor!", explica Letícia Nunes.
Para a acadêmica Mariza Bonifácio, envolver os jovens no tema proposto, propor feedbacks e contribuir para troca e equilíbrio do grupo, fizeram com que os participantes desenvolvessem a capacidade de compreensão. "Podemos afirmar que o trabalho para os jovens vai muito além de suas capacidades, são muitos significados inseridos em pouco tempo de formação e amadurecimento, enquanto sujeitos autores de suas próprias histórias que buscam carreira, estudo e família. É fundamental foco, só não podemos deixar de observar que ainda são jovens em desenvolvimento social, emocional e cognitivo", relata.
Os jovens tiveram duas horas para discussão, confecção de mural e apresentação de trabalho para as demais equipes. A finalidade dessa técnica de quebra-gelo é fazer com que os participantes discutam sobre assuntos gerais. Além disso, permite analisar as habilidades de relacionamento em equipe, a criatividade e experiência com prazos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel