Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG

As atividades foram realizadas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com André Helena

11/02/2019

A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o conhecimento prático foram pontos fundamentais durante uma das atividades propostas no curso de Sistemas de Informação neste semestre. A partir de demandas do Centro Universitário FAG, acadêmicos do 6º período da graduação desenvolveram softwares que poderão facilitar processos da Instituição.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com o professor André Helena. A turma foi dividida em dois grupos para criar softwares para as seguintes necessidades: geração de horários e grade de práticas do curso de Medicina. "Eu fiquei com o gerenciamento do projeto e o professor André ficou com o desenvolvimento em si. A proposta aproximou os alunos da realidade de mercado, tendo como ponto principal as Metodologias Ativas, com o aluno como protagonista e solucionador de problemas reais. A atividade desenvolveu nos acadêmicos habilidades que o mercado exige", declara a professora, Elaine.

O grupo que cuidou do software para geração de horários, dividiu o trabalho em duas etapas. "A primeira etapa foi o desenvolvimento de toda a documentação do projeto, desde planejamento, criação dos diagramas, levantamento dos requisitos, reunião com o pessoal do Centro FAG para discutir sobre o projeto e entender melhor a demanda deles. A segunda etapa foi o desenvolvimento, onde foi escolhida a linguagem por dois integrantes da equipe e eles decidiram desenvolver essa parte. A demanda do desenvolvimento ficou praticamente com eles e o restante da equipe ficou responsável em atualizar a documentação conforme o desenvolvimento e dar sequência no restante do projeto. A parte do desenvolvimento foi a parte mais complicada, já que a demanda do sistema de horários é um problema real no mundo da tecnologia, pois é trabalhado com a geração de horários a partir de deduções tiradas pelo próprio algoritmo", conta o acadêmico, Bruno Dallabrida.

A outra equipe tinha como missão melhorar o agendamento das aulas práticas para o curso de Medicina, que ocorrem a partir do 5º período. "As aulas são ministradas pelos professores em locais diferentes, tanto dentro quanto fora da FAG, em vários dias e horários da semana. Para que aconteçam, é preciso agendar os dias e horários que os professores terão disponíveis para ministrar, e a partir disso planejar e projetar que dia cada grupo de alunos irá assistir a sua aula prática, isso é feito manualmente no início de cada semestre", detalha o acadêmico, Gabriel. A partir das ideias da Coordenação de Medicina, a proposta foi a seguinte: "criar um software, onde o usuário iria cadastrar todos os dados anteriores e a projeção das aulas práticas, ou seja, o cadastro dos locais, disciplinas, professores, grupos, e definições de aulas, após isso feito, bastaria o usuário acessar a parte do sistema que geraria automaticamente a projeção das aulas preenchendo no sistema apenas o período que necessitasse", complementa Gabriel Rodrigues.

Os projetos duraram todo o semestre. Ao final, a avaliação dos alunos foi de que o resultado foi repleto de aprendizado. "Os conhecimentos colocados em prática foram do mercado de trabalho em si, em como é toda essa organização para realizar um projeto, que problemas podem surgir ao decorrer do desenvolvimento e como podem ser solucionados ao decorrer do trabalho. Achei a atividade bastante complexa para ser trabalhada e desafiadora no decorrer do semestre", opina Bruno. "Ao meu ver foi o semestre com o maior aprendizado até aqui, pois tivemos uma demanda com um cliente real, problemas a serem resolvidos, prazos a serem cumpridos e principalmente desafios. Com esse projeto interdisciplinar, tivemos o gostinho de como é trabalhar com desenvolvimento. Mostrou que a execução correta e a entrega com sucesso de um projeto não depende apenas de uma pessoa, área, setor ou equipe, e sim do trabalho em conjunto de todos os envolvidos. O crescimento pessoal e profissional foi gigantesco, pude complementar, aplicar, e chegar a níveis mais avançados de vários dos conhecimentos que adquiri nesses 3 anos de curso. Enfim, foi um semestre sensacional", finaliza Gabriel.

"O sucesso deste projeto valida a proposta da matriz curricular do Curso de Engenharia de Software, que prevê uma disciplina específica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todos os semestres, os módulos foram divididos de forma que as disciplinas sirvam de base para o desenvolvimento de projetos como este", comenta o coordenador do curso Fernando Incerti.

1586451942.jpeg
Em casa: Alunos de Pedagogia da FAG produzem material lúdico como atividade prática
CREA-PR: Hospital recorre à Engenharia para ampliação de estrutura
2020 Cascavel