Centro Universitário FAG

Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG

As atividades foram realizadas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com André Helena

11/02/2019


A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o conhecimento prático foram pontos fundamentais durante uma das atividades propostas no curso de Sistemas de Informação neste semestre. A partir de demandas do Centro Universitário FAG, acadêmicos do 6º período da graduação desenvolveram softwares que poderão facilitar processos da Instituição.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com o professor André Helena. A turma foi dividida em dois grupos para criar softwares para as seguintes necessidades: geração de horários e grade de práticas do curso de Medicina. "Eu fiquei com o gerenciamento do projeto e o professor André ficou com o desenvolvimento em si. A proposta aproximou os alunos da realidade de mercado, tendo como ponto principal as Metodologias Ativas, com o aluno como protagonista e solucionador de problemas reais. A atividade desenvolveu nos acadêmicos habilidades que o mercado exige", declara a professora, Elaine.

O grupo que cuidou do software para geração de horários, dividiu o trabalho em duas etapas. "A primeira etapa foi o desenvolvimento de toda a documentação do projeto, desde planejamento, criação dos diagramas, levantamento dos requisitos, reunião com o pessoal do Centro FAG para discutir sobre o projeto e entender melhor a demanda deles. A segunda etapa foi o desenvolvimento, onde foi escolhida a linguagem por dois integrantes da equipe e eles decidiram desenvolver essa parte. A demanda do desenvolvimento ficou praticamente com eles e o restante da equipe ficou responsável em atualizar a documentação conforme o desenvolvimento e dar sequência no restante do projeto. A parte do desenvolvimento foi a parte mais complicada, já que a demanda do sistema de horários é um problema real no mundo da tecnologia, pois é trabalhado com a geração de horários a partir de deduções tiradas pelo próprio algoritmo", conta o acadêmico, Bruno Dallabrida.

A outra equipe tinha como missão melhorar o agendamento das aulas práticas para o curso de Medicina, que ocorrem a partir do 5º período. "As aulas são ministradas pelos professores em locais diferentes, tanto dentro quanto fora da FAG, em vários dias e horários da semana. Para que aconteçam, é preciso agendar os dias e horários que os professores terão disponíveis para ministrar, e a partir disso planejar e projetar que dia cada grupo de alunos irá assistir a sua aula prática, isso é feito manualmente no início de cada semestre", detalha o acadêmico, Gabriel. A partir das ideias da Coordenação de Medicina, a proposta foi a seguinte: "criar um software, onde o usuário iria cadastrar todos os dados anteriores e a projeção das aulas práticas, ou seja, o cadastro dos locais, disciplinas, professores, grupos, e definições de aulas, após isso feito, bastaria o usuário acessar a parte do sistema que geraria automaticamente a projeção das aulas preenchendo no sistema apenas o período que necessitasse", complementa Gabriel Rodrigues.

Os projetos duraram todo o semestre. Ao final, a avaliação dos alunos foi de que o resultado foi repleto de aprendizado. "Os conhecimentos colocados em prática foram do mercado de trabalho em si, em como é toda essa organização para realizar um projeto, que problemas podem surgir ao decorrer do desenvolvimento e como podem ser solucionados ao decorrer do trabalho. Achei a atividade bastante complexa para ser trabalhada e desafiadora no decorrer do semestre", opina Bruno. "Ao meu ver foi o semestre com o maior aprendizado até aqui, pois tivemos uma demanda com um cliente real, problemas a serem resolvidos, prazos a serem cumpridos e principalmente desafios. Com esse projeto interdisciplinar, tivemos o gostinho de como é trabalhar com desenvolvimento. Mostrou que a execução correta e a entrega com sucesso de um projeto não depende apenas de uma pessoa, área, setor ou equipe, e sim do trabalho em conjunto de todos os envolvidos. O crescimento pessoal e profissional foi gigantesco, pude complementar, aplicar, e chegar a níveis mais avançados de vários dos conhecimentos que adquiri nesses 3 anos de curso. Enfim, foi um semestre sensacional", finaliza Gabriel.

"O sucesso deste projeto valida a proposta da matriz curricular do Curso de Engenharia de Software, que prevê uma disciplina específica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todos os semestres, os módulos foram divididos de forma que as disciplinas sirvam de base para o desenvolvimento de projetos como este", comenta o coordenador do curso Fernando Incerti.






1579289689.JPG
Novos licenciados em Educação Física recebem diplomas
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579280352.jpg
Especialização em Fertilidade do Solo em Culturas de Alto Rendimento terá nova turma em 2020
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579279529.JPG
Vestibular Agendado: Unidade móvel e nota máxima junto ao MEC são diferenciais de Estética e Cosmética
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579267684.jpg
ENEM: saiba como ingressar na FAG e na Dom Bosco com a nota do exame
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579209450.JPG
Dom Bosco e FAG formam profissionais de Design de Interiores, Estética, Biológicas e Administração.
16
Janeiro
2020 Cascavel
1579204515.jpg
Vestibular Agendado: Curso de Fisioterapia conta com estrutura que inclui um Centro de Reabilitação que é referência no PR
16
Janeiro
2020 Cascavel
1579116600.jpg
Pós em Docência do Ensino Superior foca no uso de Metodologias Ativas em sala de aula
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579112937.jpg
FAG Pesquisa: estudo revela concentração de metais acima do permitido no entorno do aterro sanitário de Cascavel
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579112601.JPG
Acadêmicos de Medicina recebem orientações para Internato 2020
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579031808.jpg
Pós FAG lança Especialização em Educação Corporativa e Gestão de Competências Empreendedoras
14
Janeiro
2020 Cascavel
1579025700.jpg
Vestibular Agendado: Curso de Engenharia Mecânica oferece práticas reais da profissão
14
Janeiro
2020 Cascavel
5e1df4dc2a435.jpg
FAG Pesquisa: Estudo de Pedagogia analisa obras de Frida Kahlo
14
Janeiro
2020 Cascavel