Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG

As atividades foram realizadas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com André Helena

11/12/2019


A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o conhecimento prático foram pontos fundamentais durante uma das atividades propostas no curso de Sistemas de Informação neste semestre. A partir de demandas do Centro Universitário FAG, acadêmicos do 6º período da graduação desenvolveram softwares que poderão facilitar processos da Instituição.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com o professor André Helena. A turma foi dividida em dois grupos para criar softwares para as seguintes necessidades: geração de horários e grade de práticas do curso de Medicina. "Eu fiquei com o gerenciamento do projeto e o professor André ficou com o desenvolvimento em si. A proposta aproximou os alunos da realidade de mercado, tendo como ponto principal as Metodologias Ativas, com o aluno como protagonista e solucionador de problemas reais. A atividade desenvolveu nos acadêmicos habilidades que o mercado exige", declara a professora, Elaine.

O grupo que cuidou do software para geração de horários, dividiu o trabalho em duas etapas. "A primeira etapa foi o desenvolvimento de toda a documentação do projeto, desde planejamento, criação dos diagramas, levantamento dos requisitos, reunião com o pessoal do Centro FAG para discutir sobre o projeto e entender melhor a demanda deles. A segunda etapa foi o desenvolvimento, onde foi escolhida a linguagem por dois integrantes da equipe e eles decidiram desenvolver essa parte. A demanda do desenvolvimento ficou praticamente com eles e o restante da equipe ficou responsável em atualizar a documentação conforme o desenvolvimento e dar sequência no restante do projeto. A parte do desenvolvimento foi a parte mais complicada, já que a demanda do sistema de horários é um problema real no mundo da tecnologia, pois é trabalhado com a geração de horários a partir de deduções tiradas pelo próprio algoritmo", conta o acadêmico, Bruno Dallabrida.

A outra equipe tinha como missão melhorar o agendamento das aulas práticas para o curso de Medicina, que ocorrem a partir do 5º período. "As aulas são ministradas pelos professores em locais diferentes, tanto dentro quanto fora da FAG, em vários dias e horários da semana. Para que aconteçam, é preciso agendar os dias e horários que os professores terão disponíveis para ministrar, e a partir disso planejar e projetar que dia cada grupo de alunos irá assistir a sua aula prática, isso é feito manualmente no início de cada semestre", detalha o acadêmico, Gabriel. A partir das ideias da Coordenação de Medicina, a proposta foi a seguinte: "criar um software, onde o usuário iria cadastrar todos os dados anteriores e a projeção das aulas práticas, ou seja, o cadastro dos locais, disciplinas, professores, grupos, e definições de aulas, após isso feito, bastaria o usuário acessar a parte do sistema que geraria automaticamente a projeção das aulas preenchendo no sistema apenas o período que necessitasse", complementa Gabriel Rodrigues.

Os projetos duraram todo o semestre. Ao final, a avaliação dos alunos foi de que o resultado foi repleto de aprendizado. "Os conhecimentos colocados em prática foram do mercado de trabalho em si, em como é toda essa organização para realizar um projeto, que problemas podem surgir ao decorrer do desenvolvimento e como podem ser solucionados ao decorrer do trabalho. Achei a atividade bastante complexa para ser trabalhada e desafiadora no decorrer do semestre", opina Bruno. "Ao meu ver foi o semestre com o maior aprendizado até aqui, pois tivemos uma demanda com um cliente real, problemas a serem resolvidos, prazos a serem cumpridos e principalmente desafios. Com esse projeto interdisciplinar, tivemos o gostinho de como é trabalhar com desenvolvimento. Mostrou que a execução correta e a entrega com sucesso de um projeto não depende apenas de uma pessoa, área, setor ou equipe, e sim do trabalho em conjunto de todos os envolvidos. O crescimento pessoal e profissional foi gigantesco, pude complementar, aplicar, e chegar a níveis mais avançados de vários dos conhecimentos que adquiri nesses 3 anos de curso. Enfim, foi um semestre sensacional", finaliza Gabriel.

"O sucesso deste projeto valida a proposta da matriz curricular do Curso de Engenharia de Software, que prevê uma disciplina específica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todos os semestres, os módulos foram divididos de forma que as disciplinas sirvam de base para o desenvolvimento de projetos como este", comenta o coordenador do curso Fernando Incerti.






1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel