Centro Universitário FAG

Sistemas de Informação: Alunos desenvolvem softwares para resolução de demandas do Centro FAG

As atividades foram realizadas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com André Helena

11/02/2019


A interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o conhecimento prático foram pontos fundamentais durante uma das atividades propostas no curso de Sistemas de Informação neste semestre. A partir de demandas do Centro Universitário FAG, acadêmicos do 6º período da graduação desenvolveram softwares que poderão facilitar processos da Instituição.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Análise e Projeto de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, com a professora Elaine de Oliveira, e Projeto de Banco de Dados, com o professor André Helena. A turma foi dividida em dois grupos para criar softwares para as seguintes necessidades: geração de horários e grade de práticas do curso de Medicina. "Eu fiquei com o gerenciamento do projeto e o professor André ficou com o desenvolvimento em si. A proposta aproximou os alunos da realidade de mercado, tendo como ponto principal as Metodologias Ativas, com o aluno como protagonista e solucionador de problemas reais. A atividade desenvolveu nos acadêmicos habilidades que o mercado exige", declara a professora, Elaine.

O grupo que cuidou do software para geração de horários, dividiu o trabalho em duas etapas. "A primeira etapa foi o desenvolvimento de toda a documentação do projeto, desde planejamento, criação dos diagramas, levantamento dos requisitos, reunião com o pessoal do Centro FAG para discutir sobre o projeto e entender melhor a demanda deles. A segunda etapa foi o desenvolvimento, onde foi escolhida a linguagem por dois integrantes da equipe e eles decidiram desenvolver essa parte. A demanda do desenvolvimento ficou praticamente com eles e o restante da equipe ficou responsável em atualizar a documentação conforme o desenvolvimento e dar sequência no restante do projeto. A parte do desenvolvimento foi a parte mais complicada, já que a demanda do sistema de horários é um problema real no mundo da tecnologia, pois é trabalhado com a geração de horários a partir de deduções tiradas pelo próprio algoritmo", conta o acadêmico, Bruno Dallabrida.

A outra equipe tinha como missão melhorar o agendamento das aulas práticas para o curso de Medicina, que ocorrem a partir do 5º período. "As aulas são ministradas pelos professores em locais diferentes, tanto dentro quanto fora da FAG, em vários dias e horários da semana. Para que aconteçam, é preciso agendar os dias e horários que os professores terão disponíveis para ministrar, e a partir disso planejar e projetar que dia cada grupo de alunos irá assistir a sua aula prática, isso é feito manualmente no início de cada semestre", detalha o acadêmico, Gabriel. A partir das ideias da Coordenação de Medicina, a proposta foi a seguinte: "criar um software, onde o usuário iria cadastrar todos os dados anteriores e a projeção das aulas práticas, ou seja, o cadastro dos locais, disciplinas, professores, grupos, e definições de aulas, após isso feito, bastaria o usuário acessar a parte do sistema que geraria automaticamente a projeção das aulas preenchendo no sistema apenas o período que necessitasse", complementa Gabriel Rodrigues.

Os projetos duraram todo o semestre. Ao final, a avaliação dos alunos foi de que o resultado foi repleto de aprendizado. "Os conhecimentos colocados em prática foram do mercado de trabalho em si, em como é toda essa organização para realizar um projeto, que problemas podem surgir ao decorrer do desenvolvimento e como podem ser solucionados ao decorrer do trabalho. Achei a atividade bastante complexa para ser trabalhada e desafiadora no decorrer do semestre", opina Bruno. "Ao meu ver foi o semestre com o maior aprendizado até aqui, pois tivemos uma demanda com um cliente real, problemas a serem resolvidos, prazos a serem cumpridos e principalmente desafios. Com esse projeto interdisciplinar, tivemos o gostinho de como é trabalhar com desenvolvimento. Mostrou que a execução correta e a entrega com sucesso de um projeto não depende apenas de uma pessoa, área, setor ou equipe, e sim do trabalho em conjunto de todos os envolvidos. O crescimento pessoal e profissional foi gigantesco, pude complementar, aplicar, e chegar a níveis mais avançados de vários dos conhecimentos que adquiri nesses 3 anos de curso. Enfim, foi um semestre sensacional", finaliza Gabriel.

"O sucesso deste projeto valida a proposta da matriz curricular do Curso de Engenharia de Software, que prevê uma disciplina específica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todos os semestres, os módulos foram divididos de forma que as disciplinas sirvam de base para o desenvolvimento de projetos como este", comenta o coordenador do curso Fernando Incerti.






1586451942.jpeg
Em casa: Alunos de Pedagogia da FAG produzem material lúdico como atividade prática
09
Abril
2020 Cascavel
1586361187.jpeg
CREA-PR: Hospital recorre à Engenharia para ampliação de estrutura
08
Abril
2020 Cascavel
1586182531.jpg
FAG Toledo oferta atendimento psicológico durante período de isolamento domiciliar
06
Abril
2020 Toledo
1586181994.jpg
FAG Toledo retoma atendimento presencial com horário especial
06
Abril
2020 Toledo
NOTICIA PLANTAO (1).jpg
Plantão psicológico online dará suporte aos colaboradores do HSL
06
Abril
2020 Cascavel
1585936486.jpeg
Centro FAG confecciona máscaras de proteção facial para profissionais do São Lucas
03
Abril
2020 Cascavel
1585843132.jpeg
Estagiários de Enfermagem e Medicina do Centro FAG ajudam na triagem de pacientes
02
Abril
2020 Cascavel
1585761418.jpeg
Pós FAG organiza atividades para o período de isolamento
01
Abril
2020 Cascavel
1585748166.jpg
Centro FAG contará com laboratórios virtuais para fortalecer o aprendizado
01
Abril
2020 Cascavel
WhatsApp Image 2020-03-31 at 11.32.48.jpeg
No dia da Saúde e Nutrição profissionais dão dicas de como aumentar a imunidade
31
Março
2020 Cascavel
1585598790.jpeg
Containers são equipados com salas de observação e de suporte avançado
30
Março
2020 Cascavel
1585351068.jpg
Centro FAG dispõe de espaço específico com orientações aos docentes
27
Março
2020 Cascavel