Docentes falam sobre suas experiências com método Peer Instruction
Com a necessidade de inovar os processos de ensino e aprendizado, a FAG proporcionou aos seus professores o curso com foco nas metodologias ativas.
Os professores, que participam do Curso de Formação em Metodologias Ativas de Aprendizagem: Peer Instruction, compartilharam suas experiências com a aplicação do método, em sala de aula, no Seminário de Socialização. As atividades foram desenvolvidas ao longo deste semestre, com encontros presenciais, online e planejamento. A capacitação foi promovida pelo NAD (Núcleo de Apoio Docente), coordenado pela professora Lenir Luft Schimitz.
O professor convidado para ministrar a capacitação foi o diretor do Grupo A, membro do projeto SAGAH e do conselho editorial do portal Desafios da Educação, Gustavo Hoffmann, que desta vez estava nos Estados Unidos, e acompanhou as exposições via webconferência. No Centro FAG o compartilhamento foi no dia 16, e na FAG Toledo na terça-feira (17).
O Peer Instruction é o método de aprendizagem interativa, que foi introduzido pelo professor da Universidade de Harvard, Eric Mazur na década de 1990. Com a necessidade de inovar os processos de ensino e aprendizado, a FAG proporcionou aos seus professores o curso com foco nas metodologias ativas.
A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sirlei Oldoni, aplicou a metodologia com sua turma do sexto período na disciplina Teoria da Arquitetura, para a revisão de conteúdo do bimestre. De acordo com a docente, a técnica foi bem aceita pelos alunos. "Eles comentaram que ajudou muito na absorção do conteúdo".
Na ocasião ela lançou uma questão e uma série de alternativas, os alunos responderam individualmente. Em seguida, os acadêmicos discutiram e tentaram convencer um ao outro de suas respostas. "Após a discussão lancei novamente a pergunta, e a grande maioria acertou. Isso mostra e justifica como a discussão entre eles acaba fazendo com que aprendam", alisa Sirlei.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel