Docentes falam sobre suas experiências com método Peer Instruction

Com a necessidade de inovar os processos de ensino e aprendizado, a FAG proporcionou aos seus professores o curso com foco nas metodologias ativas.

18/12/2019


Os professores, que participam do Curso de Formação em Metodologias Ativas de Aprendizagem: Peer Instruction, compartilharam suas experiências com a aplicação do método, em sala de aula, no Seminário de Socialização. As atividades foram desenvolvidas ao longo deste semestre, com encontros presenciais, online e planejamento. A capacitação foi promovida pelo NAD (Núcleo de Apoio Docente), coordenado pela professora Lenir Luft Schimitz.

O professor convidado para ministrar a capacitação foi o  diretor do Grupo A, membro do projeto SAGAH e do conselho editorial do portal Desafios da Educação, Gustavo Hoffmann, que desta vez estava nos Estados Unidos, e acompanhou as exposições via webconferência. No Centro FAG o compartilhamento foi no dia 16, e na FAG Toledo na terça-feira (17). 

O Peer Instruction é o método de aprendizagem interativa, que foi introduzido pelo professor da Universidade de Harvard, Eric Mazur na década de 1990.  Com a necessidade de inovar os processos de ensino e aprendizado, a FAG proporcionou aos seus professores o curso com foco nas metodologias ativas.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sirlei Oldoni, aplicou a metodologia com sua turma do sexto período na disciplina Teoria da Arquitetura, para a revisão de conteúdo do bimestre. De acordo com a docente, a técnica foi bem aceita pelos alunos. "Eles comentaram que ajudou muito na absorção do conteúdo". 

Na ocasião ela lançou uma questão e uma série de alternativas, os alunos responderam individualmente. Em seguida, os acadêmicos discutiram e tentaram convencer um ao outro de suas respostas. "Após a discussão lancei novamente a pergunta, e a grande maioria acertou. Isso mostra e justifica como a discussão entre eles acaba fazendo com que aprendam", alisa Sirlei.


1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel