Professor de Educação Física tem estudo publicado em revista europeia
Rodrigo Poderoso é um dos autores da pesquisa sobre respostas hormonais e metabólicas em uma competição de MMA
A revista europeia Motricidade publicou, em sua mais recente edição, um estudo que tem como um dos autores o professor de Educação Física do Centro Universitário FAG, Rodrigo Poderoso. Ao lado de outros pesquisadores, o Mestre em Ciências do Desporto, escreveu o trabalho com o objetivo de observar o efeito de uma competição de Martial Mix Arts (MMA) na resposta hormonal das variáveis testosterona e cortisol, no marcador de lesão creatina kinase (CK) e nos indicadores metabólicos lactato e glicose.
Na pesquisa, 20 atletas do sexo masculino foram divididos em dois grupos. "Foram recolhidas amostras sanguíneas 24h antes, 1h antes, logo após e 24h após os combates. Para a análise inferencial foi efetuada uma Anova para medidas repetidas com o modelo 4 momentos X 2 grupos e uma correlação de pearson entre as variáveis estudadas e os anos de prática e o resultado final de combate", explica o professor.
Com base nos resultados do estudo foi possível concluir que um combate de MMA, independentemente do seu resultado, provoca um ambiente catabólico e de lesão significativo e a fonte predominantemente utilizada é a anaeróbia láctica. "Os atletas vencidos apresentam valores de testosterona superiores em todos os momentos avaliados podendo indiciar um maior stress pré-competitivo e um maior uso da componente física no combate em relação aos vencedores", conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel