Professora de Farmácia apresenta resultados de capacitação em Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária
Trabalho apresentado foi produzido durante uma capacitação para 70 atendentes de UBS e USF
A professora do colegiado de Farmácia do Centro Universitário FAG, Leyde Peder, integrou um grupo de profissionais de Cascavel que participou do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, em Minas Gerais. No evento, foi apresentado o trabalho: "Capacitação para Atendentes de Dispensários de Medicamentos de UBS e USF por Profissionais da Vigilância Sanitária, Docentes de um curso de Farmácia e Profissionais da Assistência Farmacêutica de Cascavel, Paraná".
O estudo foi produzido após a capacitação feita por técnicos da Vigilância Sanitária, docentes do curso de Farmácia da FAG e pela coordenação da Assistência Farmacêutica de Cascavel para atendentes e técnicos de dispensários de medicamentos situados dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) sobre boas práticas de armazenamento e conservação de medicamentos, bem como, na dispensação adequada à população. "Participaram 70 atendentes no primeiro semestre de 2019. As capacitações foram realizadas tendo como base metodologias ativas, foram realizadas exposição de informações por meio de palestras, discussões em grupo, relato de experiências e aplicação de questionários antes e após a capacitação para avaliação dos participantes", explica Leyde.
De acordo com os atendentes, a falta de tempo devido ao grande número de pacientes atendidos é o principal quesito que impede o correto controle de estoque, a dificuldade em relação à organização e às orientações mais aprofundadas durante o atendimento. "A necessidade de compartilhamento de informações, capacitações periódicas e mesmo a reciclagem em relação aos procedimentos corretos tem se mostrado extremamente significativa no grupo de atendentes. Entender como o correto armazenamento pode influenciar na estabilidade dos medicamentos e associar isso à diminuição de gastos por parte do sistema público de saúde e a melhora no tratamento do paciente pode contribuir significativamente para a conscientização e empenho por parte dos atendentes", conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel