FAG Pesquisa: formanda de Arquitetura propõe Centro para a Primeira Infância com princípios sensoriais

23/02/2019

O Brasil possui cerca de vinte milhões de crianças até seis anos de idade. Os primeiros anos de vida têm grande importância no desenvolvimento do ser humano, desde o crescimento físico à aprendizagem de linguagens, sua formação social, cultural até a vida adulta. Esse foi o ponto de partida da formanda de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, Jéssica Caroline Ianesko, sob a orientação da professora, Renata Esser. Em seu TC (Trabalho de Conclusão), ela fez uma proposta projetual de um Centro de Referência para a Primeira Infância, com princípios sensoriais, na cidade de Cascavel-PR, para crianças de até três anos.

Por meio de uma arquitetura criativa, com princípios sensoriais, a ideia é que o centro de referência permita um desenvolvimento integral da criança, proporcionando experiências estimuladoras, bons cuidados e ambiente seguro. "Eu queria propor uma creche diferenciada, já que não existe uma com esses princípios sensoriais na cidade, colocando a criança em primeiro plano. Dessa forma, buscamos a ideia de uma composição projetual que priorizasse o bem-estar, o aprendizado e a segurança dos alunos por meio da sensorialidade na edificação, seja na utilização do mobiliário diferenciado, no uso das cores, na presença de áreas recreativas, bem como a influência que o paisagismo promove na obra, por meio de jardim sensorial", defende a autora do trabalho.

O projeto possui três pavimentos. O térreo, além da entrada principal e secundária, está organizado para o setor pedagógico, como as salas de aulas e banheiros, setor social como pátio, auditório, recepção, o setor de serviços como cozinha, refeitório, lavatório, sala de segurança e também o setor de vivência que é composto pelo caminho de corrida, piscina e quintal de areia. No primeiro pavimento encontram-se o setor pedagógico composto pelas salas e banheiros, setor social como terraço comum e circulação. O segundo pavimento é composto pelo setor administrativo, como sala do diretor, do vice-diretor e sala de reunião. Além disso, conta com o setor pedagógico representado pela sala de pintura e sala Montessori, setor social e circulação.

Segundo Jéssica, a intenção formal do Centro de Referência para a Primeira Infância com princípios sensoriais foi fazer uma junção da arquitetura racional com a orgânica, "tanto pela funcionalidade da obra, apresentando uma planta livre no setor de vivência, onde as crianças pudessem interagir e brincar de maneira mais espontânea, como também formalmente, pela presença de um telhado verde inclinado na fachada principal, além de brises de madeira laminada colada que trazem o princípio estético orgânico da obra".

Jéssica agradece o apoio da professora orientadora e afirma que o trabalho foi bastante satisfatório. "O trabalho de conclusão de curso é uma etapa muito importante para a aprendizagem do aluno. O trabalho de uma forma geral possibilitou na prática testar meus conhecimentos. Representou portanto, testar minhas habilidades na área de Arquitetura e Urbanismo contribuindo para que meu crescimento pessoal e profissional", finaliza.

1582323687.JPG
Semana de volta às aulas foi de acolhimento aos calouros
2020 Cascavel
FAG Toledo: Arrecadação do Trote Solidário garantiu a compra de sete cadeiras de rodas