Centro Universitário FAG

FAG Pesquisa: Estudo identifica como é o trabalho de enfermeiros no atendimento a diabéticos

Questionário foi aplicado em um município da região sudoeste do PR.

10/01/2020


A experiência do enfermeiro na atenção primária à saúde foi o tema explorado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das formandas de Enfermagem, Milena Sandri Sales e Susane dos Santos, que foram orientadas pelos professores Maycon Hoffmann Cheffer e Manoela Aparecida Fumagalli. O artigo científico foi intitulado como "Assistência de Enfermagem Prestada pelo Enfermeiro da Atenção Primária à Saúde ao Paciente Diabético".

O estudo foi aplicado em uma cidade da região sudoeste do Paraná, com cerca de 34 mil habitantes. Um questionário foi respondido por enfermeiros que atuam em unidades de saúde (Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família), escolhidos aleatoriamente. "O principal motivo para a realização do trabalho foi a dificuldade que a Enfermagem tem se fazer entender a importância do autocuidado", explicam as pesquisadoras.

A pesquisa elencou as seguintes categorias com base nas respostas dos profissionais: Educação em saúde, dificuldades vivenciadas, condições necessárias para uma boa assistência ao paciente diabético e percepção sobre a importância da assistência de enfermagem prestada. 

De acordo com as respostas dos profissionais, nenhuma das unidades de saúde possuem grupos específicos para trabalhar com o público diabético e também não possuem equipe multidisciplinar. Outra dificuldade é a resistência à adesão do tratamento e à mudança no estilo de vida por parte dos pacientes.

Susane e Milena identificaram que o público idoso é o mais resistente. "Os pacientes diabéticos idosos possuem maior resistência à adesão ao tratamento medicamentoso e mudanças no estilo de vida, porém, é a esse público que os enfermeiros precisam estar mais atentos com ações voltadas para o acolhimento e melhoria dos quadros clínicos instáveis", aponta a pesquisa. 

O atendimento aos pacientes diabéticos por parte dos enfermeiros se faz com o acolhimento individualizado, orientação e visitas domiciliares por enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde. "O enfermeiro orienta individualmente conforme os pacientes procuram por atendimento nas unidades de saúde, nas visitas domiciliares, mas isso tem se mostrado insuficiente, já que a demanda é extensa e não há a realização de um trabalho que alcance todo o coletivo", esclarece a pesquisa. 

As condições necessárias, segundo o olhar dos enfermeiros, seria possível com atendimento multidisciplinar, boas relações com paciente e família, compreensão, diálogo, equipamentos e medicações disponíveis. Os profissionais também relataram as dificuldades em relação ao tempo para se dedicar a estes pacientes e ao espaço físico. Além disso, todos compartilham da percepção de que a assistência da enfermagem é fundamental para manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas com diabetes. 

A pesquisa destaca que a educação em saúde tem sido uma ferramenta eficaz utilizada como estratégia de prevenção e promoção da saúde, portanto a educação sobre a diabetes, possibilita prevenir que os casos se tornem agudos.  "A educação em saúde, quando centrada na significância que o profissional enfermeiro exerce, sobre o paciente e na equipe multidisciplinar, possibilita uma maior efetividade em todo o processo".

O trabalho foi publicado pela Revista Varia Scientia - Ciências da Saúde, editada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sendo esta a publicação oficial do Programa de Pós-Graduação de mestrado e doutorado em Biociências e Saúde. 


Clique aqui para conferir o artigo científico.



1579289689.JPG
Novos licenciados em Educação Física recebem diplomas
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579280352.jpg
Especialização em Fertilidade do Solo em Culturas de Alto Rendimento terá nova turma em 2020
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579279529.JPG
Vestibular Agendado: Unidade móvel e nota máxima junto ao MEC são diferenciais de Estética e Cosmética
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579267684.jpg
ENEM: saiba como ingressar na FAG e na Dom Bosco com a nota do exame
17
Janeiro
2020 Cascavel
1579209450.JPG
Dom Bosco e FAG formam profissionais de Design de Interiores, Estética, Biológicas e Administração.
16
Janeiro
2020 Cascavel
1579204515.jpg
Vestibular Agendado: Curso de Fisioterapia conta com estrutura que inclui um Centro de Reabilitação que é referência no PR
16
Janeiro
2020 Cascavel
1579116600.jpg
Pós em Docência do Ensino Superior foca no uso de Metodologias Ativas em sala de aula
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579112937.jpg
FAG Pesquisa: estudo revela concentração de metais acima do permitido no entorno do aterro sanitário de Cascavel
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579112601.JPG
Acadêmicos de Medicina recebem orientações para Internato 2020
15
Janeiro
2020 Cascavel
1579031808.jpg
Pós FAG lança Especialização em Educação Corporativa e Gestão de Competências Empreendedoras
14
Janeiro
2020 Cascavel
1579025700.jpg
Vestibular Agendado: Curso de Engenharia Mecânica oferece práticas reais da profissão
14
Janeiro
2020 Cascavel
5e1df4dc2a435.jpg
FAG Pesquisa: Estudo de Pedagogia analisa obras de Frida Kahlo
14
Janeiro
2020 Cascavel