FAG Pesquisa: Estudo de Pedagogia analisa obras de Frida Kahlo

A relevância do estudo para a área da educação é a contribuição na formação de indivíduos críticos e criativos na construção de suas identidades.

14/01/2020

A tese de doutorado do professor e coordenador do curso de Pedagogia, Paulo Fachin, intitulada "Uma casa azul de memórias: escritas de Frida Kahlo" inspirou Gabriela Thiesen. O estudo da formanda de Pedagogia resultou no artigo "Considerações sobre o retrato e o autorretrato por meio de algumas obras pictóricas de Frida Kahlo", que foi apresentado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), orientado por Fachin.

De acordo com a pesquisadora, a relevância deste estudo para a área da educação é a contribuição na formação de indivíduos críticos e criativos, por meio da análise de retratos e autorretratos para a construção de suas identidade. "Como este tema está presente na história da arte, primeiramente como pintura, e foi sendo substituído pela tecnologia fotográfica, é preciso abordá-lo em sala de aula, para que o aluno aprenda a valorização da autoimagem e também a sua história pessoal", explica Gabriela.

Com advento da fotografia as obras pictóricas de retrato e autorretrato foram esquecidas. "A fotografia não revela a identidade do sujeito que está sendo retratado, pois ocorrem manipulações da imagem e construções de máscaras que facilitam a vivência em sociedade", analisa.

A então acadêmica analisou as obras pictóricas da artista mexicana Frida Kahlo. "Frida Kahlo agrega um grande acervo. Ao analisá-lo é possível observar como expressava a si mesma em suas composições, sua identidade de mulher mexicana/indígena, bem como a sua vida marcada pela dor, pelo sofrimento e pela paixão". Para Gabriela, as pinturas de Frida refletem os interesses que a artista teve durante sua vida: "família, casamento, paixões, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os indígenas e o passado pré-hispânico, tudo isto revestido da grande paixão que teve pelo México e pelos mexicanos".

As obras pictóricas analisadas foram o "Autorretrato con collar de espinas y colibri", "Frida Kahlo y Diego Rivera o Frida y Diego", "Las dos Fridas" e "Henry Ford Hospital ou La cama volando".

Gabriela, que já era graduada em Artes Visuais, leciona a disciplina de Arte no ensino médio público, experiência que também motivou a buscar um contexto diferente para a área da Pedagogia. "Enquanto professora vejo que faz parte das disciplinas de arte e língua portuguesa, contribuindo para a construção da identidade por meio de retratos e autorretratos". Destaca também o intuito de fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de analisar a si mesmas, "a construção da sua própria identidade, seus sentimentos e a própria cultura e meio social no qual está inserido".

FAG Toledo: Arrecadação do Trote Solidário garantiu a compra de sete cadeiras de rodas
FAG Toledo confirma nova turma da Pós em Gerenciamento de Indústrias
Alunos de Pedagogia recepcionam o novo coordenador do curso na FAG Toledo
1582162176.JPG