FAG Pesquisa: estudo revela concentração de metais acima do permitido no entorno do aterro sanitário de Cascavel

15/01/2020

O gerenciamento, controle e destinação final do lixo precisam estar na lista de prioridades em uma cidade, uma vez que a preocupação com o meio ambiente é crescente. O assunto chamou a atenção do formando de Engenharia Civil, Sascha Colussi, e de seu orientador, professor Maycon Almeida. Os dois produziram um estudo analisando a qualidade da água subterrânea no entorno do aterro sanitário de Cascavel e encontraram concentrações de metais acima do que é permitido pelas normas.

Foram coletadas amostras de água através de poços de monitoramento entre abril de 2017 e maio de 2018, obtendo-se dados para os parâmetros pH, Cloreto, Nitrito, Chumbo total, Cromo, Ferro, Mercúrio total e Zinco. "A intenção da pesquisa foi determinar se a técnica de impermeabilização utilizada no aterro sanitário de Cascavel estava sendo realmente efetiva, uma vez que não exercendo o papel planejado estará afetando o meio ambiente e possivelmente a água subterrânea ali presente, o que pode causar danos à população, devido à diminuição da qualidade da água e aumento da transmissão de doenças", detalha Sascha no trabalho.

O aterro sanitário de Cascavel recebe diariamente, aproximadamente, 250 toneladas de lixo urbano, e a coleta é feita através de uma empresa terceirizada. "Seu funcionamento teve início no ano de 1995, com a abertura das primeiras células localizadas ao norte, que receberam impermeabilização simples através da compactação do solo local. Após o encerramento destas, todas as células que foram abertas na área do aterro receberam a impermeabilização composta, feita através do uso da geomembrana em conjunto com o solo compactado", complementa.

Na pesquisa, foram encontrados valores elevados de Ferro e Mercúrio total em 3 dos 8 poços analisados, sendo o poço N? 3 o mais crítico. "As possíveis origens das inconformidades encontradas podem ser problemas na impermeabilização, recobrimento das células e no sistema de coleta do chorume, que acabam facilitando a percolação (movimento descendente da água no interior do solo) de líquidos através do solo. Deve haver maior controle do recobrimento e impermeabilização das células, bem como manutenção do sistema de coleta e transporte do chorume, para que todos os líquidos produzidos nas células sejam, de fato, enviados as lagoas de tratamento. Estas concentrações, na grande maioria, se apresentaram em áreas mais próximas do local aonde eram depositados os lixos antigamente (1990-2007). Agora com essa área já encerrada é que começamos a ver as consequências do depósito sem o devido controle e gerenciamento do lixo. Entretanto, os resultados não foram alarmantes, somente um pouco acima do permitido, sendo necessários maiores estudos para a confirmação e determinação das origens das contaminações", esclarece Sascha.

O quase engenheiro civil reconhece o grande aprendizado obtido com a pesquisa. "Durante a formulação de meu TCC tive que ler muitos artigos, para que pudesse entender certas áreas que não eram do meu meio durante a faculdade, com isso, atualmente acho mais fácil pegar textos e livros de áreas que não são de meu conhecimento e me aprofundar no assunto, para que possa aumentar meu currículo pessoal bem como o profissional", finaliza.

FAG Toledo: Arrecadação do Trote Solidário garantiu a compra de sete cadeiras de rodas
FAG Toledo confirma nova turma da Pós em Gerenciamento de Indústrias
Alunos de Pedagogia recepcionam o novo coordenador do curso na FAG Toledo
1582162176.JPG