Na ativa: Professores estão de volta e recebem capacitação para aprimorar métodos de ensino
Mantenedora e NAD realizam a 32ª edição da Semana Pedagógica
O retorno dos professores do Centro FAG e da Faculdade Dom Bosco foi marcado pela abertura da 32ª Semana Pedagógica. O reencontro aconteceu no anfiteatro da reitoria e a programação contou com duas mesas-redondas com discussões no contexto da educação superior. O evento foi coordenado pelo NAD (Núcleo de Apoio Docente), com suporte da mantenedora do Centro FAG.
A primeira mesa-redonda foi sobre Educação e Espiritualidade. Os mediadores foram o Padre Reginei José Modolo (Padre Zico), que abordou o tema "Fé: Contexto Humano e Religioso"; o médico do Hospital São Lucas, Mauro Bonatto, que falou sobre "Epigenética: modelo interativo relacional"; e o professor Enzio Obana, que é mestre em Educação, e explorou o tema "Corpo, Mente e Cérebro: uma releitura".
Os mediadores da segunda mesa-redonda foram o coordenador do NEAD (Núcleo de Educação a Distância), Cleber Fagundes Ramos, que mostrou como está o cenário da educação nacional referente ao avanço do ensino a distância; o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto, que falou sobre as mudanças nos instrumentos de avaliação do MEC (Ministério da Educação); e a coordenadora do NAAE (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), Patrícia Barth Radaelli, cujo tema foi processo de implantação e consolidação do ecossistema de permanência de estudantes.
De acordo com o coordenadora do NAD, Lenir Luft Schmitz, o momento é de reflexão e de sensibilização para que cada professor repense seus métodos de ensino e inove. Para isso é necessário conhecer as demandas e de como a educação superior passa por transformações. "Nós discutimos a temática da educação e espiritualidade voltada para o ser professor, para que eles entendam esse novo contexto da educação, além de propor a oferta de disciplinas nessa área. Já no segundo momento discutimos os cenários da educação superior e o ecossistema de educação. Foi uma noite bem motivadora, com o objetivo de fazer o melhor pela educação e para eles serem excelentes professores na sala de aula", enfatiza Lenir.
Durante toda a semana acontecerão painéis e oficinas para que os docentes aperfeiçoem ainda mais o conhecimento. "Nesse encontro a gente troca informações, analisa os conteúdos e discute como colocá-los em prática durante o semestre. Na área da docência, mais do que nunca, a gente tem que se manter atualizado, e o perfil do nosso acadêmico mudou muito, então temos que ter uma dinâmica diferente para trabalhar", analisa a professora do colegiado de Engenharia Mecânica, Rosemar Dal Ponte.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel