Em viagem ao Marrocos e à Espanha, professora e Coordenadora de Arquitetura aprofundam conhecimentos
Em Marrocos, a primeira parada foi em Casablanca, cidade portuária, no oeste do país
A Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, Solange Smolarek Dias, e a professora da graduação, Sirlei Oldoni, uniram duas paixões durante as férias: viagem e estudos sobre história, arquitetura e urbanismo. Por quase duas semanas, elas estiveram em Marrocos e na Espanha para uma imersão na cultura nos dois países.
Em Marrocos, a primeira parada foi em Casablanca, cidade portuária, no oeste do país. Elas realizaram uma visita panorâmica pela cidade. Estiveram no roteiro o Boulevard, um passeio marítimo pela costa, e a Mesquita de Hassan II. Na sequência, a visita foi feita na cidade de Rabat, capital do Reino de Marrocos desde 1912, onde foi possível conhecer o Palácio Real "Dar el Makhzen". Tânger, Xaouen, Meknes, Fez, Erfoud, Tinerhir, Gargantas do Todra, Rota dos Kasbahs, Keela M?Gouna, Ouarzazate, Kasbah Ait Bem Haddou e Marrakech foram os outros locais visitados. "A questão cultural foi a que mais me chamou atenção no Marrocos. 95% da população do país é muçulmana e nós pudemos compreender como isso é vivido no local. A mescla da arquitetura muçulmana/árabe com uma arquitetura moderna foi outro ponto marcante na viagem", opina Sirlei.
Na Espanha, além de Madri, as professoras estiveram em Toledo, cidade medieval de mais de 2 mil anos, com influência judaica, cristã e muçulmana. O centro histórico está situado sobre uma colina acima do rio Tejo, cercado por muralhas. "Existe uma forte conexão entre a Espanha e o Marrocos. Há uma simbiose de cultura e de identidade que queríamos muito conhecer e vivenciar", conta Solange.
Sirlei é professora de História da Arquitetura e Teoria da Arquitetura. Ela acredita que conhecer novos lugares enriquece o conteúdo que pode ser passado aos acadêmicos. "As viagens e experiências vividas in loco são muito proveitosas, já que essas vivências são trazidas para sala de aula. Nada melhor do que viver tudo isso para depois transmitir o conhecimento", expressa.
A Coordenadora destaca a ênfase que o curso tem nos estudos através de viagens. "Temos no colegiado e entre os alunos uma importante característica: gostamos de compartilhar. Apenas a professora Sirlei e eu fomos fisicamente na viagem, porém, disseminamos entre nossos grupos de alunos, colegas da Instituição e pelas redes sociais o que estávamos vivenciando, ou seja, todos puderam adquirir conhecimento. Isso faz parte da identidade do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG", finaliza Solange.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel