Semana Pedagógica oferece oficinas interativas com ênfase no novo contexto da educação
Foram oito opções disponibilizadas aos docentes.
No terceiro dia da 32ª Semana Pedagógica, os professores do Centro FAG e Faculdade Dom Bosco puderam adquirir novos conhecimentos nas oficinas interativas, todas com a proposta de expandir o uso de recursos tecnológicos, a relação professor - aluno e as práticas de metodologias ativas.
Foram oito opções disponibilizadas aos docentes: Metodologia Peer Instruction, Elaboração de questões avaliativas, Vivências práticas em aulas teóricas, SOS Metodologias Ativas, Oficina de produção de vídeos, Uso das ferramentas Google, Workshop de simulação realística de alta fidelidade na área da saúde, Práticas de planejamento, mediação e avaliação em metodologias ativas.
A professora do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, Sirlei Oldoni, foi a mediadora da oficina sobre vivências práticas em disciplinas teóricas. A docente conta que trabalha com disciplinas teóricas e que é desafiador propor as atividades práticas para os conteúdos, e na ocasião ela compartilhou com seus colegas as experiências positivas que vem obtendo com seus alunos. "A gente vê que o aluno ficar sentado enfileirado, escutando o professor quatro horas por noite, faz com que o aluno não tenha o aprendizado mais efetivo. E eu estudando me especializando, percebi que é possível sim trazer prática para as disciplinas teóricas, através de teatro, linha do tempo, debates, etc", explica.
Cristiane Paulus é professora do colegiado de Agronomia e participou da oficina de Produção de Vídeos, que foi realizada na TV FAG. Lá foi possível conhecer um pouco da estrutura disponível, dos recursos que podem ser utilizados e noções básicas de gravações de áudio e vídeo. A proposta é incentivar os professores a utilizarem cada vez mais este tipo de material como opção de reforço no conteúdo. "Eu participei hoje de uma atividade de produção de vídeos e podcast. Fiquei sabendo também sobre como posso agregar esse material nas nossas disciplinas. São ferramentas novas que podem associar e aprofundar o conhecimento, tanto do aluno quanto do professor", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel