Professores participam de formação com foco na recepção dos calouros

O encontro foi resultado de uma parceria entre o NAAE e o NAD, setores de apoio ao estudante e ao docente, respectivamente

06/02/2020

Na última terça-feira (04), os professores que darão aula para os novos alunos do Centro FAG, participaram de uma formação no auditório do CEDETEC, no bloco da Fazenda Escola. O objetivo do encontro foi conversar e refletir sobre o início de uma nova fase na vida dos estudantes, que acabaram de sair do ensino médio, e como os docentes podem auxiliar através do suporte e embasamento necessários neste começo de ano.

A professora Patrícia Radaelli, responsável pelo NAAE (Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante), conta que cada um aluno tem um perfil e que vem para a faculdade com diversas expectativas sobre a profissão e o curso. "Todo calouro tem uma série de antecipações com relação à profissão, então quando esse aluno chega no primeiro período e, de cara, não tem acesso direto às práticas que pensava que teria, isso pode gerar uma frustração. Portanto, é importante que os professores saibam não só recepcioná-los bem, como também explicar que a faculdade é feita de etapas que se complementam".

Os professores começaram o encontro com uma dinâmica de "quebra-gelo", que consistiu em um bate-papo com um colega de um colegiado diferente. Em seguida eles precisaram levantar ideias de como a recepção dos novos alunos pode ser diferente. A última atividade foi em grupo: reunidos, eles precisaram pensar novas formas de estimular os calouros, instigando a curiosidade no primeiro ano da graduação.

A coordenadora do NAD (Núcleo de Apoio ao Docente), professora Lenir Luft Schmitz, afirma que esses momentos de formação são muito importantes. "Nós estamos aproveitando esse início de semestre para refletir com os professores sobre a importância de trabalhar juntos para melhor acolher os alunos da instituição, desde os calouros até aqueles que já estão se formando. Dessa forma os docentes podem construir, junto com os acadêmicos, um percurso significativo até o momento da tão sonhada formação".

Reportagem: Luiz Henrique Leal, acadêmico de Jornalismo

pedagogia.jpg
Pedagogia lança e-book com foco na formação docente e pedagogias do futuro
2021 Cascavel
Presidente da DEMCA ministra aula sobre diretrizes da espiritualidade em cardiologia na prática clínica
Arquiteta e Urbanista pesquisa sobre Urbanismo de Gênero em mestrado na UFPR
Colégio Estadual Padre Carmelo recebe ação da Psicologia FAG
1620939612.jpg
FAG Toledo oferta curso para solução de problemas financeiros
1620938981.jpg
FAG Toledo: Palestra vai abordar o uso de tecnologias digitais na Educação
1620938308.jpeg
Reitor do Centro FAG e presidente da Coopavel motivam líderes
1620935519.jpg
Supreme Bartender é excelente opção para apaixonados por coquetelaria
Uniacesso-materia.jpg
Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem agora também no período matutino
1620928015.jpg
Atenção Enfermeiros! Especialização em Urgência e Emergência está com vagas abertas
1620923943.jpg
FAG Toledo recebe primeiras doações do Trote Solidário
wil11.jpg
FAG Toledo: Acadêmico de Publicidade ministra aulas de desenho pela internet
2021 Toledo

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.