Projeto Acadêmico Empreendedor será ofertado para mais cursos da FAG em 2020
Professores se reuniram para discutir como o projeto pode ser introduzido nos cursos
Na última quarta-feira (05), os professores, de diversos colegiados, do Centro FAG, participaram de uma reunião, na sala do Start FAG, para discutir a possibilidade da implementação dos projetos empreendedores em mais cursos da instituição. A ideia é dar a oportunidade dos alunos escolherem produzir uma startup, ao invés do tradicional TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. O encontro também contou com um breve contato dos docentes com o manual de projetos empreendedores da FAG, que será lançado esse ano.
A coordenadora pedagógica do Centro FAG, professora Lenir Luft Schmitz, afirma que o projeto empreendedor é uma ótima oportunidade de aproximar a formação acadêmica do mercado de trabalho. "Os especialistas da área da educação, recomendam que o ensino superior deixe cada vez mais próxima a relação entre a teoria da sala de aula e a prática no dia a dia da profissão. E agora, com a estruturação desse projeto, conseguimos fazer isso de forma mais eficaz, desenvolvendo as habilidades e competências dos nossos acadêmicos".
O Centro FAG já desenvolveu alguns projetos com foco em Startups. O Startup Garage foi lançado no ano de 2017 e é uma parceria com o Sebrae. Os acadêmicos de todos os cursos da instituição podem participar. O foco é fortalecer o ecossistema de empreendedorismo do Estado do Paraná por meio do estímulo à instalação de programas de criação de Startups em Instituições de Ensino Superior.
Outro exemplo, é o Startup Urb, lançado em 2019, que surgiu de uma proposta de associar o empreendedorismo, com o estágio de Arquitetura e Urbanismo, realizado no 8º período. O projeto levou os acadêmicos a pensar e apresentar ideias criativas para solucionar problemas de urbanismo na cidade.
Para a coordenadora do Startup Garage, professora Luciana Ferraz, o Startup Urb comprova que empreender não é algo exclusivo da área de Administração. "Empreender é sinônimo de 'provocar mudanças', portanto é preciso desmistificar a ideia de que somente quem estuda Administração pode criar uma startup". A professora também ressalta que mesmo quem não tenha afinidade com o empreendedorismo, pode aprender do zero. "Existem as pessoas que já nasceram empreendedoras, aqui mesmo na instituição temos o exemplo do Sr. Assis Gurgacz, que é um empreendedor nato. Mas, assim como na graduação, tudo se aprende. Empreender exige aprendizado, dedicação e força de vontade".
Reportagem: Luiz Henrique Leal, acadêmico de Jornalismo
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