Centro Universitário FAG

Primeira turma de professores concluem formação Peer Instruction

Agora os docentes que já participaram serão multiplicadores e vão disseminar as novas práticas de ensino e aprendizagem aos demais colegas.

12/02/2020


Os professores do Centro FAG  que participaram da capacitação Peer Instruction, no segundo semestre de 2019, encerraram a primeira fase da formação no começo de fevereiro. O encontro do grupo com o ministrante do curso, Gustavo Hoffmann, marcou também o lançamento de um novo momento. Agora os docentes que já participaram serão multiplicadores e vão disseminar as novas práticas de ensino e aprendizagem para os demais colegas. 

Na ocasião Hoffmann apresentou alguns indicadores de performance do Peer Instruction. "Tudo isso que a gente faz, temos que medir se tá funcionando ou não. Cada um tem uma opinião, então vamos medir a aprendizagem, se os alunos conhecem as metodologias que a gente tá propondo, se estão aprendendo mais, menos ou igual. Também vamos medir a satisfação", explica Hoffmann. 

Na reunião o professor também compartilhou sua última experiência na Universidade de Harvard, no Estados Unidos, onde ficou durante 48 dias estudando com Eric Mazur, que desenvolveu o método Peer Instruction. 

Hoffmann avalia que o Centro FAG já iniciou um processo de mudança nos métodos de ensino, mas que agora será necessário uma mudança cultural. "Vamos mudar a forma de dar aula, vamos colocar uma metodologia a mais. A gente está falando de uma transformação no modelo de sala de aula. Noventa por cento do que acontece hoje é a exposição de conteúdo". 

Ele reforça que o Peer Instruction é uma das formas de metodologia ativa que pode ser implementado, mas que existem infinitas possibilidades, já que criatividade não tem limites. "Isso já está acontecendo a algum tempo na FAG, mas agora de uma forma institucionalizada, sistematizada e com multiplicadores. A ideia é escalar  até que a cultura da instituição mude, aí não precisa de tanto esforço para manter esse projeto de ensino diferente. Toda mudança na educação é algo que a gente só colhe resultados a médio e a longo prazo, o que eu posso dizer é que começou muito bem aqui na FAG."


1594072684.jpeg
Egresso de Farmácia tem pesquisa de TCC publicada em revista científica
06
Julho
2020 Cascavel
1593803357.jpeg
Parceria entre cursos resulta em projetos para restaurante universitário
03
Julho
2020 Cascavel
1593724105.jpg
Integrantes do Acadêmico Empreendedor apresentam startups para banca avaliativa
02
Julho
2020 Cascavel
1593721503.jpg
Vestibular Agendado: Vanessa é profissional da área da saúde e quer evoluir ainda mais cursando Enfermagem
02
Julho
2020 Cascavel
1593711601.jpeg
Sarau PsicoFAG on-line promove conexões afetivas entre alunos e professores
02
Julho
2020 Cascavel
1593703820.jpeg
FAG Toledo: Grupo Elza Soares prepara live sobre a vida da mulher na pandemia
02
Julho
2020 Toledo
1593702902.jpg
Letras da FAG Toledo realiza edição especial do Café Literário
02
Julho
2020 Toledo
1593633211.jpeg
Papo com Olga Bongiovanni encerra as atividades do semestre para calouros de Jornalismo
01
Julho
2020 Cascavel
1593631261.jpeg
Atividade de Engenharia de Software desperta alunos para os desafios do mercado de trabalho
01
Julho
2020 Cascavel
1593554682.jpeg
Alunos reproduzem obras famosas para a disciplina de Estética e História da Arte
30
Junho
2020 Cascavel
1593455493.jpeg
Egressa de Farmácia fala sobre atuação com testes para Covid-19
29
Junho
2020 Cascavel
1593448629.jpeg
Trabalho de alunos de Medicina fica em 3º lugar em congresso nacional
29
Junho
2020 Cascavel