Professores do Centro FAG participam de Formação em Educação Empreendedora

As características do empreendedor e a nova lógica de negócios foram temas abordados

13/02/2020

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Estúdio de Arquitetura recebeu os professores que se inscreveram no Encontro de Formação em Educação Empreendedora. O objetivo do evento era instruir os docentes da instituição sobre a aplicação do empreendedorismo no ambiente acadêmico, e também sobre a inovação necessária para a criação de um negócio. Conceitos que agora serão aplicados em sala de aula, com os estudantes.

Na primeira noite, o consultor do Sebrae, Carlos Guedes, ministrou uma oficina que aprofundou o tema do empreendedorismo. Segundo ele, o empresário não é o único que pode abrir um negócio de sucesso. "Nós temos vários tipos de empreendedor: o intra, que é aquele que empreende dentro das organizações, o social, que é o que se compromete com pautas da sociedade, e dentro de uma universidade, nós encontramos acadêmicos e professores que empreendem. Uma realidade próxima do pessoal que está aqui". Carlos reforça que o empreendedor precisa aprender a lidar com um mundo que está cada vez mais veloz, complexo e mutável. "A 'cabeça empreendedora' não pode parar nunca. Portanto, meu recado é: nunca esqueça de estabelecer metas, enfrentar seus desafios, ser persuasivo, comprometido e, acima de tudo, persistente".

Elaine Peinado, consultora do Sebrae, ficou responsável pela segunda noite do treinamento, e abordou a nova lógica dos negócios e a importância da inovação. "Os empreendedores precisam sempre ter em mente, que o comportamento das pessoas está em constante mudança. Portanto, não adianta querer resolver os problemas atuais com soluções do passado. Esse tipo de pensamento é atrasado para o mercado de negócios. Não pode existir na cabeça de quem quer empreender". Elaine ainda dá dicas para quem quer inovar. "É importante buscar suporte e ecossistemas onde o seu negócio possa se desenvolver naturalmente. É preciso também entender como funciona o nicho de mercado que você quer investir. E, por favor, não tenha medo de compartilhar suas ideias. Hoje em dia não é possível crescer profissionalmente sem bons conselhos de um colega do ramo".

A professora Luciana Ferraz coordena o Start FAG, o projeto "Acadêmico Empreendedor" e o projeto Startup Garage. Para ela, esse conhecimento adquirido pelos colegas professores será muito importante nesse ano. "Esse treinamento fez provocações com relação a forma como trabalhamos em sala de aula. A ideia é despertar essas mesmas provocações nos alunos, trazendo assim mais possibilidades para a formação deles". Luciana ressalta, ainda, a similaridade do empreendedorismo com as metodologias ativas. "O aluno está tão acostumado a receber as informações prontas pelo professor, que se assusta quando percebe que no mercado de trabalho as coisas são bem diferentes. Por isso, não é só aplicar, como também unir os conceitos de empreendedorismo e metodologias ativas. Dessa forma o acadêmico pode assumir no presente, o protagonismo em sala de aula, e no futuro, em sua profissão".

Reportagem: Luiz Henrique Leal, acadêmico do 7º período de Jornalismo.

FAG Toledo: Arrecadação do Trote Solidário garantiu a compra de sete cadeiras de rodas
FAG Toledo confirma nova turma da Pós em Gerenciamento de Indústrias
Alunos de Pedagogia recepcionam o novo coordenador do curso na FAG Toledo
1582162176.JPG