Professores do Centro FAG participam de Formação em Educação Empreendedora
As características do empreendedor e a nova lógica de negócios foram temas abordados
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Estúdio de Arquitetura recebeu os professores que se inscreveram no Encontro de Formação em Educação Empreendedora. O objetivo do evento era instruir os docentes da instituição sobre a aplicação do empreendedorismo no ambiente acadêmico, e também sobre a inovação necessária para a criação de um negócio. Conceitos que agora serão aplicados em sala de aula, com os estudantes.
Na primeira noite, o consultor do Sebrae, Carlos Guedes, ministrou uma oficina que aprofundou o tema do empreendedorismo. Segundo ele, o empresário não é o único que pode abrir um negócio de sucesso. "Nós temos vários tipos de empreendedor: o intra, que é aquele que empreende dentro das organizações, o social, que é o que se compromete com pautas da sociedade, e dentro de uma universidade, nós encontramos acadêmicos e professores que empreendem. Uma realidade próxima do pessoal que está aqui". Carlos reforça que o empreendedor precisa aprender a lidar com um mundo que está cada vez mais veloz, complexo e mutável. "A 'cabeça empreendedora' não pode parar nunca. Portanto, meu recado é: nunca esqueça de estabelecer metas, enfrentar seus desafios, ser persuasivo, comprometido e, acima de tudo, persistente".
Elaine Peinado, consultora do Sebrae, ficou responsável pela segunda noite do treinamento, e abordou a nova lógica dos negócios e a importância da inovação. "Os empreendedores precisam sempre ter em mente, que o comportamento das pessoas está em constante mudança. Portanto, não adianta querer resolver os problemas atuais com soluções do passado. Esse tipo de pensamento é atrasado para o mercado de negócios. Não pode existir na cabeça de quem quer empreender". Elaine ainda dá dicas para quem quer inovar. "É importante buscar suporte e ecossistemas onde o seu negócio possa se desenvolver naturalmente. É preciso também entender como funciona o nicho de mercado que você quer investir. E, por favor, não tenha medo de compartilhar suas ideias. Hoje em dia não é possível crescer profissionalmente sem bons conselhos de um colega do ramo".
A professora Luciana Ferraz coordena o Start FAG, o projeto "Acadêmico Empreendedor" e o projeto Startup Garage. Para ela, esse conhecimento adquirido pelos colegas professores será muito importante nesse ano. "Esse treinamento fez provocações com relação a forma como trabalhamos em sala de aula. A ideia é despertar essas mesmas provocações nos alunos, trazendo assim mais possibilidades para a formação deles". Luciana ressalta, ainda, a similaridade do empreendedorismo com as metodologias ativas. "O aluno está tão acostumado a receber as informações prontas pelo professor, que se assusta quando percebe que no mercado de trabalho as coisas são bem diferentes. Por isso, não é só aplicar, como também unir os conceitos de empreendedorismo e metodologias ativas. Dessa forma o acadêmico pode assumir no presente, o protagonismo em sala de aula, e no futuro, em sua profissão".
Reportagem: Luiz Henrique Leal, acadêmico do 7º período de Jornalismo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel