Pro Active: Novos ambientes de estudo são inaugurados no Centro FAG
São 4 novas salas que se somam a mais 3, próprias para as metodologias ativas.
A volta às aulas no Centro FAG sempre vem com novidades. Para este início de semestre quatro novas salas foram inauguradas. Os novos ambientes de estudo foram planejados para atender às novas demandas nos processos de ensino e aprendizagem: as metodologias ativas.
As salas Pro Active receberam as denominações Red, Orange, Green e Black. Elas ficam localizadas nos blocos 1, 2, 3 e 4, e somam-se as outras três que já estavam à disposição de professores e alunos: a sala de MACs, o Start FAG e o Estúdio de Arquitetura.
São ambientes climatizado, com mesas redondas, com dois projetores e lousas móveis. A proposta é estimular o protagonismo do acadêmico, o debate, o pensamento crítico e atividades em grupo.
Os professores do Centro FAG estão atualizados sobre o novo cenário da educação e, portanto, já receberam suas turmas com propostas novas de atividades. Rafael Rauber é professor de Biologia Celular e já recepcionou os calouros de Medicina na sala Red. Em grupos os alunos debateram questões como 'o que é vida?' e 'o que é célula?'. A ideia foi fazer com que toda a turma argumentasse e chegasse a uma única resposta. "Parece ser um conceito muito simples, mas na hora de colocar no papel complica. Eu ainda lancei um desafio. Eles vão ter que me convencer que estão certos. Depois de um acordo unânime eles terão um conceito claro. Os conceitos que constroem nessa aula, nos ajudam e permeiam durante toda a disciplina", explica o professor que aplicou em sua aula, a metodologia TBL (Team Based Learning), ou seja, Aprendizagem Baseada em Equipes.
A caloura de Medicina, Aline Tays Penteado, diz que esse tipo de aula é novidade. "Estou gostando, porque nos tornamos protagonistas do nosso próprio aprendizado. É legal expor e ouvir opiniões. As discussões complementam o nosso aprendizado. Além disso, achei o ambiente bem adequado, equipado e confortável".
O pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto, lembra que o Centro FAG já vem atualizando a sua metodologia de ensino e isso tem reflexo nos ambientes de aprendizagem. "As novas salas são equivalentes àquelas disponíveis na Finlândia, Suécia, Nova York e Singapura. As salas são equipadas com todas as possibilidades tecnológicas, que são características das metodologias ativas", reforça.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel