Acadêmica e professora de Arquitetura e Urbanismo realizam visita a APAE de Cascavel
A visita foi realizada como parte da pesquisa de campo do TCC da estudante
Segundo o artigo 3, da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, "o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida". Levando em conta esse princípio, a acadêmica Danielle Maciel Sampaio, e a professora orientadora, Andressa Carolina Ruschel, do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram no dia 17 de fevereiro uma visita à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel. O objetivo da estudante é desenvolver um projeto arquitetônico para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Para Danielle, a visita foi de extrema importância para obter mais conhecimento sobre o tema. "A ideia inicial do projeto era focar nas questões sociais e humanas, e não apenas projetar edifícios ou moradias. Portanto, a ideia é projetar um jardim sensorial dentro da APAE de Cascavel, abordando os conceitos de arquitetura fenomenológica (aspecto da filosofia que pesquisa a experiência do espaço construído) e trabalhando as sensações que o jardim proporciona e como estas podem ajudar no desenvolvimento e tratamento das pessoas com deficiência".
A professora Andressa, responsável pelas disciplinas nas áreas de urbanismo e planejamento urbano, comenta que este trabalho além de proporcionar uma ótima experiência, ainda mostra à acadêmica outra realidade. "É uma forma de vivenciar a prática da arquitetura, aproximando o estudante do verdadeiro sentido da profissão: o bem-estar da sociedade e a inclusão social". A professora ainda afirma que pesquisas e projetos nessas áreas valorizam tanto o profissional, quanto a população que irá usufruir dos mesmos. "É sempre um desafio abordar temas que interferem diretamente na vida e rotina das pessoas, pois nem sempre as instituições estão abertas para novas ideias, o que não foi o caso da APAE. Fomos muito bem recebidas pela equipe, que deixou as ?portas abertas? para outras conversas e visitas. Acredito que estamos trilhando um lindo caminho".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel