Professores da FAG são autores de obra que analisa a Base Nacional Comum Curricular
João e Tatiana doaram exemplares para a Biblioteca da FAG.
O livro "Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensões subjacentes" faz uma reflexão sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pautada pelo olhar dialógico da concepção de Bakhtin. A obra é fruto do projeto de pesquisa Observatório da Educação, desenvolvido junto ao programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste e é integrado por professores universitários do Paraná e Santa Catarina, alunos de pós-graduação e professores da rede básica de ensino, estadual e municipal.
O professor de Produção de Texto do Colégio FAG, João Carlos Rossi, e a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro FAG, Tatiana Fasolo Bilhar de Souza, integram o time de autores.
João é mestre em Letras pela Unioeste e, em parceria com Andreia Cristina de Souza da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), escreveu o capítulo "Concepções de linguagem na Base Nacional Comum Curricular: reflexões para o ensino da Língua Portuguesa". "A pesquisa empreendida busca contribuir para reflexões na área do ensino de língua portuguesa, bem como subsidiar o docente a ter uma compreensão sólida em relação ao seu objeto de ensino que é a língua, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem", explica João.
Tatiana é doutoranda em Letras pela Unioeste e egressa do curso de Jornalismo do Centro FAG, de 2006. Ela compôs o capítulo "(In) Compreensões do Eixo da Análise Linguística/Semiótica" juntamente com as pesquisadoras Lays Maynara Favero Fenilli, Alice Andrade Miskiw e Neil Franco. "O grupo estudou durante um ano os documentos da BNCC relacionados ao ensino da língua portuguesa no nosso país. É um estudo pioneiro, porque não há muita pesquisa sobre o tema, já que a base é recente", declara Tatiana.
Os autores doaram dois exemplares à Biblioteca da FAG para que, principalmente, os alunos de Letras e Pedagogia, tenham acesso ao estudo. "Os documentos da BNCC vão ter impacto na carreira profissional deles. Agora eles têm uma obra à disposição para que possam discutir com embasamento", analisa Tatiana.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel