Centro Universitário FAG

No dia da Saúde e Nutrição profissionais dão dicas de como aumentar a imunidade

Boa alimentação ajuda a combater doenças e agiliza a recuperação

31/03/2020


O nosso organismo, quando exposto à doenças, reage com mais rapidez quando bem nutrido. Em 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Devido ao novo coronavírus, a pauta sobre como aumentar a imunidade está em alta. Uma alimentação adequada ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico e, dessa forma, nosso organismo combate os "invasores" respondendo à altura do nosso bem-estar. 

Eliane Aparecida Mann, nutricionista do Hospital São Lucas, orienta que as pessoas procurem se alimentar da forma mais natural possível, ou seja, quanto menos processada a comida, melhor para a saúde. "Esses alimentos são aqueles obtidos diretamente de plantas e animais, como folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, raízes, tubérculo, leite e carnes, e que sofrem o mínimo de alteração quando retirados da natureza. A utilização integral dos alimentos como a utilização de cascas, talos e semente é uma boa forma de consumir mais fibras e nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo".

Alimentação saudável também passa pela higienização dos alimentos. Produtos de hortifruti, por exemplo, precisam ser imersos em uma solução de hipoclorito de sódio antes de serem consumidos ou armazenados na geladeira. Caixas e sacolas também não devem ser mantidos para guardá-los.

A professora do curso de Nutrição do Centro FAG, Thais Mariotto, acrescenta sobre a importância de manter o intestino saudável para uma melhora geral do organismo. "As fibras melhoram a microbiota intestinal, faz com que as bactérias presentes no intestino sejam mais saudáveis e combatam as patogênicas", explica.

Não é uma mudança observada da noite para o dia. É necessário constância para perceber os benefícios, além de outras prática associadas. "Para melhorar a imunidade tem que ter qualidade e variedade baseadas em alimentos naturais. Outros fatores essenciais são o sono, ter uma vida ativa, evitar o estresse e beber muita água". Segue uma relação de alimentos indicados para balancear a alimentação e melhorar a imunidade.

  • frutas verduras e legumes: consumir cerca de 500 gramas por dia desses alimentos;

  • arroz e feijão, ou seja, comida de verdade;

  • frutas ricas em vitamina C (morango, laranja, tangerina, acerola, goiaba, etc.);

  • alho e gengibre;

  • alimentos ricos em selênio como a castanha do Pará (2 a 3 unidades);

  • alimentos ricos em zinco, que são alimentos verdes escuros, como brócolis e couve;

  • Própolis, 15 a 20 gotas por dia.

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