Estagiários de Enfermagem e Medicina do Centro FAG ajudam na triagem de pacientes

Alunos passaram por treinamento com a equipe para garantir a segurança em comum

02/04/2020


Com a pandemia do novo coronavírus, o sistema de saúde passa por várias adequações prevendo a maior demanda de pacientes, já apontada pelas estatísticas. A Fundação Hospitalar São Lucas conta com uma estrutura externa composta por dois ônibus. Um deles  exclusivo às gestantes; o outro para triagem dos demais pacientes. O Hospital também investiu na ampliação de salas de atendimento de emergência, que estão sendo equipadas em containers. Outra medida envolve a graduação. Foram abertas vagas para estágio voluntário aos alunos de Medicina e Enfermagem do Centro FAG. Os primeiros selecionados já passaram pelo treinamento e estão em atividade.

Marlon Woginski está no 7º período de Enfermagem e auxilia o trabalho do enfermeiro, na triagem realizada nos ônibus, verificando os sinais vitais, sempre com a supervisão profissional. Ele conta que se voluntariou para o trabalho, porque esse é o papel de quem atua na área da saúde: ajudar quem precisa. "Neste momento vi a necessidade de ajudar, mas também de aprender sobre o trabalho desempenhado pelo enfermeiro. O Hospital São Lucas nos capacitou para a atividade, sobre os procedimentos e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a segurança de todos".

Felipe Almeida, que está no 6º ano de Medicina, realiza, sob a supervisão dos profissionais, a entrevista com os pacientes. As perguntas são sobre os sintomas, sobre viagens recentes ou se o paciente teve contato com alguém suspeito ou infectado por coronavírus. "A gente nunca tinha visto uma pandemia acontecendo e vivenciar isso nos tornará profissionais mais preparados para outras situações de emergência que possamos nos deparar no futuro. Especificamente sobre o coronavírus, estamos 'sentindo' de perto como é a doença, como se espalha, vendo as ações do governo, dos hospitais e da população para o seu enfrentamento", analisa Felipe.

Os alunos de Medicina direcionam o atendimento para o médico respiratório ou médico plantonista normal, além de agilizarem as questões burocráticas ao paciente e instruí-los sobre o isolamento domiciliar, quando necessário. 

O médico coordenador do pronto socorro, doutor André Schier, explica que o treinamento feito com os estagiários foi o mesmo realizado em períodos habituais, mas com ênfase aos cuidados redobrados em relação à prevenção de contágio. Schier explica que, como os acadêmicos estão nos períodos finais da graduação, já possuem capacidade para executar a parte técnica designada aos estagiários. "Um cenário de pandemia é algo excepcional. Sou formado há mais de 15 anos  e não lembro de vivenciar essa situação, que apesar de ser preocupante, traz um aprendizado muito grande, e vem ensinar muito ao sistema de saúde com relação ao trato de doenças infectocontagiosa. A experiência que os acadêmicos vão adquirir, com o atendimento aos doentes, vai contribuir para um relacionamento mais humano que será refletido na prática profissional", finaliza.


1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel