Dia Mundial da Voz: Acadêmicos fazem posts sobre saúde vocal
Trabalho foi desenvolvido como atividade prática nas aulas on-line
Nos comunicamos de várias formas. Gestos, olhar, expressões. No entanto, a voz é um dos principais meios de comunicação, considerada o órgão das emoções pois muito do que sentimos, transmitimos pela voz.
Em 16 de abril se comemora do Mundial da Voz. Acadêmicos do 3º e 5º períodos de Fonoaudiologia, que estão tendo aulas on-line, realizaram posts educativos abordando questões educativas e curiosidades sobre a voz, além de dicas sobre higiene vocal. O trabalho foi orientado pela professora Vandriéle Herber na disciplina de Voz. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais dos próprios alunos e do curso de Fonoaudiologia.
A professora e fonoaudióloga reforça que, devido a essa grande importância que a voz tem em nossas vida, temos que cuidar e conhecê-la. "Cuidar da voz é respeitar os nossos limites fisiológicos. As orientações gerais são: não gritar, não pigarrear, beber água constantemente, não ingerir bebida alcoólica e não fumar", recomenda.
A profissional também alerta sobre os mitos em torno da ingestão de chás e pastilhas para melhorar a voz. "Ao observar alterações na voz, a pessoa deve procurar por orientação profissional. Uma rouquidão, por exemplo, pode ser em decorrência de uma patologia simples como uma laringite ou de uma doença mais grave, como um câncer. Então é importante prestar atenção nesse sinal, ainda mais se perdurar por mais de 15 dias. Pastilhas e chás podem, em muitos quadros, piorar o quadro".
Grande parte da população utiliza também a voz como instrumento de trabalho: cantores, jornalistas, telefonistas, radialistas, professores, entre outros. A saúde vocal, em termos de prevenção, também é importante, ainda mais para quem depende da voz, nesse caso o fonoaudiólogo pode recomendar exercícios específicos para que não haja um desgaste que afete a saúde do profissional.
Confira o resultado do trabalho na nossa galeria de imagens.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel