Congresso Docente recepciona professores com palestra sobre Liderança para Inovação

Time se prepara para receber alunos no dia 14 de fevereiro

01/02/2022


Os professores do Centro FAG e Faculdade Dom Bosco iniciaram o ano letivo. Para recepcioná-los, a pró-reitoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação organizou o 3º Congresso Docente, cuja programação contempla palestras e oficinas, com o objetivo de integrar e trazer novidades no âmbito da educação. 

"O congresso é pensado por uma equipe de trabalho atenta ao meio educacional. É um trabalho conjunto entre as pró-reitorias e direção de inovação. Nossos gestores participam de congressos na área e com o aprendizado propõem a programação do evento. Vamos falar muito sobre inovação, que não é só tecnológica, mas também são as atitudes inovadoras nas tarefas mais simples que a gente executa no dia a dia", reflete a pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Meneghel. 

Premiação

Durante a solenidade de abertura do congresso, a reitoria fez a entrega dos prêmios aos professores que se destacaram em 2021 no Programa de Proatividade e Atualização Premiada. Na categoria Silver a ganhadora foi a professora Ellen Hojo, contemplada com uma viagem nacional. Já na categoria Gold, os vencedores foram Ana Paula Mourão e José Torrentes, que ganharam uma viagem internacional. 

Palestra de Abertura

Para dar início aos trabalhos da semana, o Centro FAG convidou a professora da ESPM e HSM, Maria Augusta Orofino. A pesquisadora falou sobre Liderança para Inovação. Na webconferência os professores puderam interagir com perguntas. De acordo com Maria Augusta, que é mestre em Engenharia do Conhecimento, o processo deve ser iniciado com um mindset de crescimento. 

"Provocar os futuros profissionais com uma abertura para o inusitado. Como que a gente traz esse grande estímulo a eles? Quando começamos a compartilhar o nosso conhecimento de uma forma diferente, quando publicamos bons artigos no linkedin, por exemplo, e os convidamos para conhecer esses materiais; quando criamos canais específicos no Instagram para falar com os alunos, trazendo essa forma de comunicação para eles e começamos a mostrar que conhecemos a sua linguagem", analisa Maria Augusta. 

Oficinas

O NAD (Núcleo de Apoio ao Docente) programou as oficinas definidas a partir de temáticas e áreas de atuação, para que o professor pudesse escolher de acordo com o seu interesse. "O nosso desafio na formação é desenvolver competências necessárias para a atuação docente. Além desta programação especial, temos no Centro FAG o programa Maestria para ajudar o professor a desenvolver essas competências em três áreas: Tecnologias e Educação Digital; Metodologias Inovativas Colaborativas; e Competências Socioemocionais".

Programação

A programação segue nesta terça-feira com palestras sobre "Reflexões sobre os saberes e fazeres docentes e as práticas de empreendedorismo e inovação", ministrada pela a coordenadora do NAD (Núcleo de Apoio Docente), Lenir Luft Schmitz, e a coordenadora de Projetos Empreendedores, Maria Paola Ajala. 

Na sequência haverá mesa redonda com o pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto; o coordenador da Residência Médica do Hospital São Lucas, Dr. Eduardo Valias Schmitt; e o diretor de Inovação da FAG, Mark Reginatto. Os profissionais vão discorrer sobre a HSM expo'21, realizada no fim do ano passado em São Paulo, maior evento de gestão da América Latina.

Na quarta-feira, dia 02, serão realizadas seis oficinas temáticas, ficando a escolha dos docentes em qual participar. São elas:

  • Docência e Comunicação na Era Digital;
  • Práticas de Colaboração e Aprendizagem com o TRELLO e o PADLET;
  • Relação Docente Discente: Diálogos Pedagógicos;
  • Metodologias Ativas nos cursos da Saúde;
  • Engenheiros para quê?
  • Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio.

Seguindo a semana, no dia 03, os coordenadores e líderes de setores devem participar da Lego Serius Play com Mirian Fávaro e Rubens Machado. Este evento ocorre dentro do Open Space das 09h às 17h. Já às 19h, de modo online, os docentes terão acesso a palestra "A Internacionalização Universitária como Mecanismo de Desenvolvimento Institucional" com Kaline Zeni. O link será disponibilizado durante o congresso.

Finalizando o Congresso Docente, na sexta-feira (04), o evento exclusivo para novos professores será promovido. Na data, a partir das 19h, a coordenadora pedagógica Lenir Luft Schmitz fala sobre "Perfil Docente Centro FAG" e Fabrício Miotto, da Tecnologia da Informação, fará orientações sobre os sistemas acadêmicos. Os líderes de setores estão convidados para participar.

Inscreva-se nas palestras e oficinas clicando aqui.




1719338146.JPG
IA é tema de palestra para participantes do Jovem Aprendiz
25
Junho
2024 Cascavel
1719271903.jpg
Cursos de comunicação realizam Mostra de Trabalhos Práticos com premiação especial
24
Junho
2024 Cascavel
1719003290.jpg
Acadêmicos do 1º período de Ciências Biológicas realizam avaliação prática de Educação Ambiental
24
Junho
2024 Cascavel
1719256584.jpeg
Aluno de Educação Física bate recordes em campeonato panamericano de ciclismo
24
Junho
2024 Cascavel
1719005199.jpg
Vestibular Agendado está no ar
21
Junho
2024 Cascavel
1719003290.jpg
Acadêmicos do 1º período de Ciências Biológicas realizam avaliação prática de Educação Ambiental
21
Junho
2024 Cascavel
1718998214.jpeg
Fonoaudiólogos concluem especialização em Audiologia Clínica
21
Junho
2024 Cascavel
1718990756.jpeg
Projeto da Enfermagem FAG conquista 3º lugar no Prêmio ABEn-PR de Atividades de Extensão Universitária
21
Junho
2024 Cascavel
1718924047.jpeg
Alunos ganham troféu “galinho de ouro” pelo primeiro lugar no PP Mix
20
Junho
2024 Toledo
1718921734.jpeg
FAG Toledo: Alunos e professores apresentam projetos em evento de inovação
20
Junho
2024 Toledo
1718921781.jpg
Parceria entre Centro FAG e Unioeste traz série de capacitações em IA para coordenadores, gestores e servidores
20
Junho
2024 Cascavel
1718919047.jpeg
Alunos da FAG Toledo realizam orientações para noivos do casamento coletivo cidadão
20
Junho
2024 Toledo