Cooperativa de Ubiratã vem a Cascavel conhecer laboratório de biodiesel da FAG
Objetivo da visita que aconteceu nesta segunda-feira (19) foi conhecer a tecnologia que pretendem implantar no município, utilizando como matéria-prima o óleo de fritura.
Diretores e técnicos da Cooperativa Integrada e do Lions Club de Ubiratã estiveram nessa segunda-feira (19) visitando a estrutura do laboratório de biodiesel da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). O objetivo da visita foi conhecer melhor a tecnologia para que no futuro ela seja implantada naquele município, utilizando como matéria-prima o óleo de fritura.
O gerente regional da cooperativa, Cláudio Nakashima, ficou impressionado com o que viu. "Nossa idéia era conhecer o processo de transformação do óleo em combustível. Mas não eu imaginava que isso tudo fosse complexo", avalia.
Cláudio explica que o projeto inicial é de construir um laboratório em uma entidade filantrópica assistida pelo Lions Club, que ficaria responsável pela capacitação de adolescentes e jovens em risco social para a produção do biodiesel. "Para isso será necessário que toda a população de Ubiratã e região colabore com a gente. Além de fazer uma boa ação no campo social, ela estará contribuindo para o não-esgotamento dos recursos naturais", frisa.
"Mais uma vez a FAG reafirma o seu compromisso social e estende o seu trabalho para toda a região", ressalta o responsável pelo laboratório no Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias da FAG (Cedetec), Diego Fiorezzi.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel