Crianças e idosos têm aula na cozinha
Grupos atendidos pelo programa Ação Integrada aprenderam sobre higiene, economia de alimentos e culinária, auxiliados por professores e acadêmicos de Nutrição. Idosos preparam cardápio junino.
As crianças que participam do projeto Ação Integrada pela Cidadania, mantido pela Fundação Assis Gurgacz, tiveram uma tarde diferente nesta segunda-feira. Elas prepararam o próprio lanche, no laboratório de Nutrição da instituição. A aula foi sobre o desperdício de alimentos e serviu para mostrar como é possível aproveitar ao máximo aquilo que cada alimento oferece.
Segundo a professora de Educação Nutricional, Helaine Carvalho, a idéia é mostrar alternativas para as crianças. "Eles podem utilizar o que têm próximo de casa para preparar uma refeição diferente e nutritiva", diz. Os ingredientes do lanche foram banana, limão e couve manteiga. Com a banana, as crianças fizeram um cookie. Com a casca da banana prepararam uma geléia e com o limão e a couve, um suco. Para Karla Aline de Paula Souza, que participa do projeto há dois anos, a iniciativa foi muito boa. "Eu vou fazer em casa", complementa a menina.
Durante a aula, as crianças também aprenderam sobre a higiene dos alimentos e sobre a higiene pessoal, lavando bem todos as alimentos antes de usá-los e utilizando toucas para prender o cabelo. Depois do preparo da comida, ajudaram na limpeza da cozinha, lavando a louça e guardando tudo o que utilizaram.
A coordenadora do programa, professora Salete Chrun, diz que o objetivo da atividade é o desenvolvimento social e cultural das crianças, assim como ensinar meios de facilitar a vida destes menores. "Hoje, mostramos a elas uma realidade diferente", afirma Salete, lembrando que muitos dos que estavam na aula nunca haviam tido contato com uma cozinha tão equipada.Esta foi a primeira aula. Para o segundo semestre, mais aulas como esta já estão agendadas, inclusive para os pais das crianças que participam do Ação Solidária.
IDOSOS – Os idosos que participam do programa também terminaram o semestre na cozinha. A atividade foi coordenada pelo professor do curso de Nutrição da FAG, Roberto Marcilio. Na semana passada, eles elaboraram um cardápio junino. As turmas foram divididas em grupos e cada grupo fez uma receita diferente. As comidas escolhidas foram pamonha, canjica, quentão, bolo de côco e cocada. Os próprios alunos cozinharam, auxiliados pelos alunos do 5º período de Nutrição da FAG. Roberto Marcilio, que é nutricionista, disse que o objetivo era destacar as comidas típicas desta época do ano e proporcionar uma confraternização, já que o semestre está encerrando.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel