Viveiro de Conservação e Pesquisa do Centro FAG: um refúgio para aves silvestres no Paraná

Animais recebem cuidados de equipe especializada; viveiro também é laboratório para cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas

30/11/2023


Com 17,4 hectares, o fragmento florestal do Centro Universitário FAG abriga, há 18 anos, o Viveiro de Conservação e Pesquisa, o único do Paraná vinculado a uma instituição de ensino superior. 

O local é refúgio para aves silvestres que foram encaminhadas pela Polícia Ambiental e Ibama, após serem apreendidas, vítimas de contrabando. Atualmente, são 125 aves que vivem no bosque: araras, tucanos, gaviões e papagaios.

A estrutura possui um consultório; cinco viveiros, sendo 36 recintos equipados com aquecedores e nebulizadores que controlam a temperatura; e salas de alimentação. Exames complementares, cirurgias e demais procedimentos são realizados no Hospital Veterinário da FAG, anexo ao campus da própria instituição. 

As aves são assistidas por uma equipe de profissionais liderados pela médica veterinária, mestre em zootecnia, Ana Paula Gnoatto. “São sete dias por semana de dedicação a elas. O plantão é contínuo, sempre estou ligada no celular, e qualquer emergência me desloco ao viveiro. Temos uma equipe para cuidado contínuo”. 

A moradora mais antiga é a Nina, uma arara-vermelha que foi apreendida há 16 anos. Ela era mantida de forma irregular e chegou ao viveiro desnutrida. “É um problema muito comum dos animais que são encontrados em situação ilegal, pois como o ‘dono’ tem medo de perder a ave, ele não procura ajuda profissional, e acaba prejudicando a saúde do animal”, explica Ana

No viveiro, Nina recebeu todos os cuidados e se recuperou. Vive em cativeiro, mas compartilha o ambiente com outras araras da mesma espécie em um local cercado por mata nativa. 

A alimentação dos animais é rica em frutas, sementes, presas vivas e ração, tudo específico para cada espécie. “Por semana são mais de 80 quilos de frutas. Algo muito legal que fazemos é o enriquecimento ambiental, ou seja, estimulamos as aves com brinquedos feitos à base de sementes, isso as mantém ativas o que faz bem para a saúde física e mental”, ressalta Ana Paula. 

A reserva ambiental também é habitat de outras aves, quatis, cotias e lebres que vivem livres na mata, e serve de laboratório de práticas e pesquisas para acadêmicos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, além de estar aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30, e aos sábados das 08h às 12h. 








1750191193.jpeg
Acadêmicos do Centro FAG avançam para segunda fase do Radar da Inovação
17
Junho
2025 Cascavel
1750179882.jpg
Matrículas abertas para aprovados no Vestibular de Inverno do Centro FAG
17
Junho
2025 Cascavel
1750108908.jpeg
AGENDADO: FAG Toledo está com matrículas abertas para onze cursos de graduação
16
Junho
2025 Toledo
1750106744.jpeg
FAG Toledo: Grupo de Pesquisa reúne acadêmicos e professores da área da Educação
16
Junho
2025 Toledo
1750106439.jpg
Recesso Acadêmico
16
Junho
2025 Cascavel
1749933066.jpeg
Centro FAG recebe vestibulandos de todo país em Vestibular de Inverno
14
Junho
2025 Cascavel
IMG_0184.JPG
GinasFAG chega à 28ª edição com apresentações vibrantes e emocionantes
13
Junho
2025 Cascavel
1749845595.jpeg
Curso de Educação Física realiza entrega de donativos arrecadados em evento esportivo
13
Junho
2025 Cascavel
1749821710.jpg
Centro FAG aguarda 3.130 candidatos neste sábado para Vestibular de Inverno
13
Junho
2025 Cascavel
1749817815.jpg
Centro FAG abre seleção para bolsas do PIBID em Educação Física
13
Junho
2025 Cascavel
1749765327.jpeg
II Simpósio Científico da FAG Toledo foi sucesso de público e de apresentações
12
Junho
2025 Toledo
1749759848.jpeg
Acadêmica de Fonoaudiologia tem pesquisa científica premiada no 17º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
12
Junho
2025 Cascavel