Curso de História promove exposição alusiva ao Dia dos Povos Indígenas e Dia do “Descobrimento” do Brasil
Exposição busca gerar reflexões sobre a diversidade cultural do Brasil
O curso de História do Centro Universitário FAG promoveu uma exposição alusiva ao Dia dos Povos Indígenas (19/04) e Dia do “Descobrimento” do Brasil (22/04).
A ação faz parte da avaliação bimestral da Disciplina de Atividades Práticas V, lecionada pela professora Gracieli Schubert Kuhl; a exposição foi organizada pela professora regente juntamente com a coordenadora Danieli Sanderson e pela professora Silvia Cavalheiro.
A professora Gracieli explica que a exposição tem o objetivo de provocar os visitantes a refletirem sobre a diversidade cultural do Brasil a partir dos costumes, crenças e características pertencentes às etnias indígenas, especialmente aquelas que ocuparam o Oeste do Paraná.
Também foram apresentadas atividades pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula para abordagem desta temática. “Neste contexto, propomos reflexões sobre o ‘Descobrimento do Brasil’ pelos portugueses, no sentido de problematizar o termo utilizado para se referir a chegada dos europeus à América: ‘Descobrimento’”.
A professora explica que esse termo deve ser entendido como uma estratégia historiográfica de produção de conhecimentos com base eurocêntrica. “Por muito tempo essa ideia reforçou e disseminou a ideia equivocada de que ‘esse continente longínquo e selvagem’ teria sido salvo com a chegada de uma civilização como a europeia”.
O Brasil possui uma diversidade cultural construída por etnias que aqui chegaram há pelo menos 12 mil anos. “Precisamos questionar essa hegemonia eurocêntrica e valorizar as culturas nativas, suas crenças, idiomas e práticas que, quando evidenciadas, nos mostram, toda a riqueza material e imaterial desses povos”, complementa a docente.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo