FAG e Dom Bosco lançam o Procap
Proposta de treinamento em serviço a professores das redes municipal, estadual e particular, foi apresentada nesta quarta-feira, na presença de autoridades municipais e de educadores de toda a região.
Através de suas mantenedoras, a Faculdade Assis Gurgacz e a Faculdade Dom Bosco lançaram, na noite desta quarta-feira, o Programa de Capacitação Docente (Procap). Na presença de autoridades municipais e de educadores de toda a região, foi apresentada a proposta de treinamento em serviço a professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular. Trata-se de uma trabalho de qualificação docente, que irá utilizar recursos humanos e a estrutura disponíveis nas faculdades.
O diretor geral da FAG, FAQ e Dom Bosco, professor Luiz Fernando Gomes Guimarães, resume a proposta como a contribuição das faculdades ao processo de formação de docentes e, conseqüentemente, à melhoria do processo educacional. "Esse é o momento de investir na formação continuada do professor . A proposta da FAG e da Dom Bosco também parte da discussão acerca do perfil do aluno que chega às instituições de ensino superior, muitas vezes com dificuldades que têm origem no Ensino Fundamental e Médio. "Vamos sair da crítica e estar nas salas de aula, participando do dia-a-dia do processo educacional", completa o diretor, lembrando que as faculdades proponentes do Procap acumulam enorme experiência em termos de formação de professores, especialmente do Ensino Fundamental e Médio.
A coordenadora do Programa de Capacitação Docente, que também coordena o curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco, professora Maria Eunice Barth Radaelli, foi quem apresentou, tecnicamente, o Procap aos convidados durante a solenidade de lançamento. Ela explica que se trata de uma proposta modular e flexível, que deve ser adequada às especificidades dos municípios ou das escolas. "É uma interessante oportunidade de educação continuada para professores", define.
Conforme Maria Eunice, o Procap prevê cinco módulos de 48 horas/aula cada um, que podem ser cursados de acordo com a necessidade ou interesse dos grupos. As atividades serão desenvolvidas em serviço e podem ocupar a estrutura das escolas ou das faculdades Dom Bosco e Assis Gurgacz, em Cascavel. Os módulos discutem temáticas que vão desde a gestão até metodologia para os diferentes níveis e a alfabetização.
As atividades do Procap devem iniciar já no próximo semestre e os detalhes operacionais serão acertados separadamente, com cada município, escola ou entidade interessada.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel