Capacitação em Biodiesel da FAG atrai acadêmicos e profissionais de várias áreas
A 1ª edição do curso foi realizada na Fazenda-Escola da instituição entre os dias 25 e 27 de março. Os alunos puderam acompanhar todas as etapas do processo de produção do biocombustível.
A Faculdade Assis Gurgacz (FAG) realizou entre os dias 25 e 27 de março o 1ª Curso de Capacitação em Produção e Utilização em Biodiesel. Com uma carga-horária de 24 horas, foram realizadas atividades teórico-práticas que abordaram desde a legislação referente a combustíveis alternativos até a transformação da matéria-prima em produto pronto para o consumo.
Um dos professores do curso, Cornélio Primeiri, explica que o objetivo das aulas foi demonstrar que é possível produzir biodiesel a partir de várias matérias-primas, podendo utilizar aquela que for mais viável. “O tipo de gordura que tiver maior oferta na região próxima da usina deve ser a principal opção, pois é aquela que deixará os custos menores”, detalha.
Outro ponto que Cornélio destaca é quanto às diferenças no processo de transformação do óleo em combustível alternativo. “Não existe uma ‘receita de bolo’ para se fazer biodiesel. Tudo depende da matéria-prima utilizada. Em cada uma delas haverá uma quantidade específica de álcool e catalisadores”, salienta.
Profissionais e acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Química, Farmácia, Gestão Ambiental e Administração participaram do curso. “Fontes de energia renováveis é um assunto que interessa não somente a quem trabalha diretamente com o agronegócio. E esse curso se propôs a passar noções básicas sobre como e quem pode fazer o biodiesel”, avalia Cornélio.
O acadêmico do 4º ano de Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Adalberto Teógenes Tavares Júnior, trabalha no setor de recursos energéticos, instalado no campus de Toledo daquela instituição. Para ele, o curso lhe proporcionou uma nova visão sobre o assunto. “O que eu mais gostei foi o fato de não ter nenhum químico ministrando as aulas. Isso me permitiu analisar todo o processo sob um ponto de vista mais prático, com uma abordagem diferente daquela que eu estou acostumado durante a Graduação”, frisa.
Para o administrador especializado em Marketing, Renato Colombo Henriques, o curso representa a chance de entrar em contato com um novo campo de trabalho. “Fiquei conhecendo todo o processo de produção do biodiesel. Recebi algumas informações inéditas, que ainda não estão acessíveis nem em livros e nem na Internet”, comenta.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel