Documentário produzido por docentes, acadêmicos e egressos do Centro FAG retrata história de Cascavel por meio da arquitetura
“Linhas da História: Patrimônio Arquitetônico de Cascavel” recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo
No mês de março, o documentário “Linhas da História: Patrimônio Arquitetônico de Cascavel” foi lançado. Este projeto, que conta a história da cidade por meio de processos arquitetônicos e culturais – começando no Ciclo da Erva-Mate até os dias atuais –, envolveu professores, acadêmicos e egressos do Centro Universitário FAG e busca valorizar a cultura local.
A iniciativa partiu da historiadora responsável pelo Núcleo Histórico do centro universitário, Gracieli Schubert. “A história do meu lugar é a história que eu procuro registrar e contar, principalmente, porque aqui na nossa região, os registros da história são escassos, mas ainda temos muita história presente”, detalha.
Para colocá-lo em prática, foram utilizados recursos financeiros cedidos pelo governo. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura de Cascavel, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
A produção
Para uma proposta tão grandiosa quanto um documentário sair do papel, muitas mãos, mentes pensantes e força de trabalho precisam estar envolvidos. Por isso, durante o ano todo de 2024, a equipe de produção se reuniu em uma força-tarefa para transformá-lo em realidade. E todos os profissionais envolvidos passaram ou fazem parte da FAG, o que reforça a importância da academia envolvida em projetos como este.
“A equipe que nós formamos foi muito profissional, cada um com seus conhecimentos, com a sua área de atuação. Nós precisamos envolver uma equipe ampla com conhecimentos diversos, justamente para que as obras fossem identificadas, para que nós tivéssemos um conteúdo confiável para as pessoas que assistiram”, detalha Gracieli.
Segundo o responsável pela produção jornalística, fotografia, iluminação e roteiro, Ralph Willians de Camargo – professor e coordenador dos cursos de Comunicação do Centro FAG –, os processos desempenhados são inúmeros: levantamento de fontes, reuniões com arquitetos, locações para gravações, autorizações para gravações nos espaços, pesquisa de imagens de acervo, biográfica e bibliográfica, roteiro, entrevistas, edição, pós-produção, finalização e veiculação do material.
Além disso, contemplando as diretrizes da Lei Paulo Gustavo, o material também passou por um processo de adaptação de acessibilidade obrigatória, ou seja, possui legendas, linguagem em libras e descrição de áudio.
A história não para por aqui
O documentário “Linhas da História: Patrimônio Arquitetônico de Cascavel” foi só o primeiro capítulo de uma série de produções que ainda estão sendo idealizadas. De acordo com diretor de produção e editor de vídeo dos materiais, Julio Szymanski, a ideia é que sejam vários episódios para contar outros acontecimentos da história da arquitetura, em especial da de Cascavel.
Projetos como esse são essenciais para a preservação da história e valorização da cultura local. “Quando conhecemos a história da nossa cidade, da nossa região, nós criamos laços afetivos e procuramos também dar continuidade a essa história, a essa preservação”, conclui Gracieli.
Assista ao documentário “Linhas da História: Patrimônio Arquitetônico de Cascavel” acessando o link.
Confira os profissionais envolvidos no projeto:
Gracieli Erna Schubert Kuhl - Coordenação de Projeto
Vitor Lourenço - Captação de Imagens e Drone
Ralph Willians de Camargo - Direção de Jornalismo e Direção de Produção
Julio Lech S. Szymanski - Direção de Fotografia, Edição de Imagens e Legendagem
Tainara Oliveira Schelle - Projeto Gráfico
Gabriel Leandro Kuhl - Mídias Sociais
Fúlvio Natérico Feiber - Consultoria de Arquitetura
Sandra Magda Mattei Cardoso - Consultoria de Arquitetura
Silmara Dias Feiber - Consultoria de Arquitetura
Nilce Vaz - Acessibilidade LIBRAS
Jefferson Gonçalves - Assistência de Produção e Iluminação
José Henrique Rosseto - Assistência de Produção e Iluminação
Reportagem por Ana Cecília Muxfeldt
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo