Projeto vai facilitar o acesso de deficientes
Um projeto interdisciplinar desenvolvido por professores e acadêmicos da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) vai facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência visual a espaços públicos em Cascavel
Um projeto interdisciplinar desenvolvido por professores e acadêmicos da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) vai facilitar o acesso de portadores de deficiência visual a espaços públicos em Cascavel. Numa primeira etapa, o grupo estuda as condições de acessibilidade ao Centro Esportivo Ciro Nardi. Trata-se da identificação das barreiras físicas e o estudo para eliminação destas barreiras. A área analisada é a que vai do ponto de ônibus situado na avenida Carlos Gomes, até a entrada do ginásio.
A proposta envolve estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Educação Física. O coordenador do projeto de extensão, professor Nelson Cabral, explica que as ações propostas pelo grupo nesta primeira etapa dos estudos são a mudança do local do ponto de ônibus, a quebra de linhas guias, o conserto das calçadas e a instalação de sinais sonoros na avenida Carlos Gomes e na rua Barão do Cerro Azul. A segunda etapa, conforme Cabral, prevê a eliminação de barreiras internas para o acesso aos espaços esportivos do ginásio. Todo projeto já foi apresentado à Comissão Permanente de Acessibilidade do município de Cascavel.
O grupo também desenvolveu um sistema sonoro que sinaliza aos veículos que há portadores de deficiência na área próxima. O Controlador Inteligente de Semáforo de Pedestres (CISP), como é chamado, foi desenvolvido em parceria com uma empresa de produtos e serviços e com a participação de pessoas com deficiência. Trata-se de um dispositivo eletrônico para ser acionado por pessoas com deficiência e que emite o sinal sonoro.
O professor Nelson Cabral destaca que o objetivo das ações é propiciar uma vida mais justa aos portadores de deficiência. Participam do projeto os acadêmicos Dante César Basso, Giuseppe Iácomo, Gabriela Paulo, Andréa Roxo e Isabel Santiago.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel