Palestras do 3º Seminário Internacional do Trigo agradam participantes
A qualidade das palestras ministradas no 3º Seminário Internacional do Trigo está agradando os participantes. Na noite desta terça-feira, mais cinco palestrantes subiram ao palco.
A qualidade das palestras ministradas no 3º Seminário Internacional do Trigo está agradando os participantes. Na noite desta terça-feira, mais cinco palestrantes subiram ao palco e repassaram seu conhecimento sobre a cadeia do trigo.
A primeira fala da noite foi ministrada pelo analista de mercado da empresa Safras e Mercado, Élcio Bento, que discorreu sobre as tendências para o mercado brasileiro e mundial do trigo 2008/2009. “Apesar do aumento na produção, o preço do trigo deve continuar firme e ainda teremos um bom período de valores altos”, comenta. “Essa análise serve de estímulo para quem pretende investir ainda mais nessa cultura”, avalia o palestrante.
Em seguida foi a vez do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Cláudio Zanão, que falou sobre a atuação de Associação e também sobre o mercado brasileiro de massas. “O mercado do macarrão está em expansão. Este é um produto versátil, que está presente nos cinco continentes e em 100% dos lares brasileiros”, avalia. Sobre a Abima, o presidente ressaltou que a Associação deve ser uma prestadora de serviços para os seus associados. “Precisamos pensar em atividades que tragam benefícios aos nossos associados, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte. Um exemplo disso é a criação da Central de Compras Abima, onde os associados podem se reunir e fazer compras em grande escala, conseguindo um preço melhor”, comenta.
O gestor de Agronegócio da regional Oeste do Sebrae, Luiz Antônio Rolim de Moura, falou sobre a agregação de qualidade ao alimento e sobre o mercado atual do trigo. Ele destacou a atitude dos empresários na inserção do produto. “Esse é um grande diferencial. Na postura de pequenas decisões é que se constrói a imagem e o produto”, afirma Rolim.
O mercado de trigo paraguaio foi o tema abordado na quarta palestra da noite, ministrada pelo corretor Aldo Lobo, representante da empresa Agrofértil, do Paraguai. Ele explicou que o trigo do país vizinho é muito similar ao produzido no Brasil e que em alguns casos emergenciais, pode ajudar a suprir a necessidade brasileira. “O Brasil produz menos da metade do trigo que é utilizado no país e nosso principal fornecedor é a Argentina. Em casos de bloqueio de exportação, como aconteceu neste ano, tivemos que importar trigo dos Estados Unidos e do Canadá. Infelizmente a produção do Paraguai não é suficiente para o Brasil, mas acredito que seja importante contar com esse auxílio em alguns casos”, relata.
Para finalizar, o representante do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, fez uma breve explanação sobre as medidas de apoio do governo para os produtores de trigo. “Temos um vasto programa de incentivo para atingir nosso objetivo de produzir mais de sete milhões de toneladas de trigo até 2012”, comenta o palestrante.
Sandro Correa, que está participando do evento e expondo os produtos de sua empresa na Feira das Indústrias de Massas Alimentícias, diz estar muito satisfeito com o nível do evento. “Eu fiquei surpreso. Nas duas noites de palestras tivemos aqui pessoas importantes da cadeia produtiva do trigo. E os mini-cursos também foram muito interessantes. Acredito que o Seminário do Trigo já está se tornando uma referência nessa área”, avalia.
PROGRAMAÇÃO - As palestras nesta quarta-feira começam às 13h30min com o representante da Bühler, Henrique Martha de Oliveira, falando sobre “Manuseio de Ingredientes para Fábrica de Biscoitos”. José Maria dos Anjos discorrerá sobre “Política Agrícola” logo após Ézio Alfonso Garzon, da empresa Lonigo, analisar a “Indústria de Moagem do Trigo”.
Depois do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola do Ministério da Agricultura, quatro palestras encerram a programação do 3º Seminário da Cadeia do Trigo: “Rastreabilidade em Processos Industriais, com Pedro Pereira, da Indústria Segati; “Produção de Pães Congelados”, com Édison Araújo Chaves, da empresa Perfecta; “Ingredientes e a Qualidade em Panificação”, com Fábio Benfato, da empresa Prozin e “A Cadeia Produtiva de Trigo no Brasil”, com Élcio Bento.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel