Semana Pedagógica promove reflexão e integração
Período de atividades entre os professores da FAG, FAQ e Dom Bosco encerrou, na última sexta-feira, com palestras e com um jantar de confraternização. Para os alunos, semestre começou segunda.
Terminou com palestras e com um jantar de integração a 4ª Semana Pedagógica da FAG, FAQ e Dom Bosco. O último dia de atividades, na sexta-feira, foi marcado pelas presenças das professoras Sônia Negrão, da UEM, e Beatriz Dal Molin, da Unioeste. Divididos em dois grupos, os docentes participaram das palestras, encerrando os trabalhos que haviam começado na Segunda-feira, com a reflexão acerca da avaliação da aprendizagem no contexto das três faculdades.
As palestras de encerramento foram sobre leitura e sobre os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula. A professora Sônia Negrão, doutora em Educação, falou da dificuldade, por parte dos acadêmicos, de entendimento na leitura dos textos propostos. Disse que se trata de um problema comum no Ensino Superior. "O aluno chega à faculdade acostumado com os textos com os quais teve contato no Ensino Médio e enfrenta sérios problemas para ler textos acadêmicos e para lidar com a cobrança textual do Ensino Superior", avalia.
Já a palestra ministrada pela professora Beatriz Dal Molin, doutora em Educação pela UFSC, mostrou como a tecnologia pode ser aplicada como recurso didático em sala de aula. Ela propôs exercícios aos professores, que trabalharam nos laboratórios de informática da FAG. "A intenção era que percebessem as novas possibilidades de trabalho com aplicativos pedagógicos que contribuam para a construção do conhecimento.
A professora Mônica Luppi, coordenadora de Ensino da FAG, FAQ e Dom Bosco e organizadora da Semana Pedagógica, destaca o envolvimento dos professores durante as atividades. "As atividades de reflexão e os momentos para planejamento do semestre são no sentido de mostrar aos professores que a docência exige preparo e que tais ações amenizam o desgaste do ano inteiro", destaca Mônica.
Para a noite de encerramento, a Coordenação de Ensino programou as palestras da professora Sônia Negrão, da UEM, que é doutora em Educação, e da professora Beatriz Helena Dal Molin, doutora pela UFSC e professora da Unioeste. Sônia fará palestra com o tema "Leu mas não entendeu: um problema que costuma explodir no Ensino Superior", e Beatriz Helena falará sobre a utilização dos novos recursos tecnológicos em sala de aula. As duas palestras acontecem paralelamente. O momento seguinte será de confraternização entre os professores, com um jantar.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel