Pedagogia promove encerramento de atividades práticas em Educação Infantil
Além de assistirem uma palestra sobre o assunto, acadêmicos do 3º período apresentaram nesta quinta-feira (26) as experiências que realizaram em creches de Cascavel.
Acadêmicos do 3º período do curso de Pedagogia da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) realizaram nesta quinta-feira (26) o encerramento das atividades práticas em Educação Infantil. Além de apresentarem na forma de painéis as experiências realizadas em Centros de Educação Infantil (creches) de Cascavel, eles assistiram a uma palestra com a especialista no assunto, mestre Elenita Manchop.
Na sua fala, a professora Elenita abordou as questões políticas e o contexto histórico que envolve a educação de crianças com idade entre zero e seis anos no Brasil. “Antes da lei da 9.394 de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as creches eram tratadas como entidades meramente assistencialistas, onde as mães poderiam deixar os seus filhos. Agora, os profissionais que trabalham nelas devem assumir o papel de formação pedagógica e prepará-los para quando entrarem no Ensino Básico”, analisa.
As práticas serviram como requisito para a disciplina de Pesquisa e Prática I, ministrada pela professora Marilena Salvatti. Antes de desenvolver o trabalho de campo através de atividades de recreação e literatura, os alunos tiveram aulas teóricas sobre a legislação que trata da Educação Infantil e realizaram uma observação preliminar nas creches onde iam atuar.
Para Marilena, esse trabalho foi muito significativo para a formação dos acadêmicos. “Foi uma oportunidade para conhecerem mais de perto a realidade da Educação Infantil brasileira. E isso será muito importante, já que a partir da Graduação eles já estarão habilitados a trabalharem nessa área”, avalia.
Acompanhado por oito colegas, o acadêmico Amaral Pedro coordenou momentos de entretenimento no Centro de Educação Infantil Espaço e Vida, localizado no bairro Santa Cruz. “Esse trabalho serviu para nós entendermos como está a Educação Infantil em nosso país, de verificar o terreno em uma das áreas onde um pedagogo graduado pode atuar’, enfatiza. “O nosso objetivo foi quebrar a rotina das crianças e oferecer algo divertido, porém didático. Mesmo que algumas pessoas não considerem a Educação Infantil como educação formal, nós, como futuros pedagogos, temos que colocar em prática o que estamos vendo na faculdade. O que é válido para a Educação Básica, também deve ser aplicado nas creches. Afinal de contas, essas crianças são tão cidadãs quanto às demais”, observa.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel