Alunas de Enfermagem participam do primeiro parto pelo SUS do São Lucas FAG
Acadêmicas do curso de Enfermagem da FAG acompanharam o primeiro parto feito pelo SUS no Hospital São Lucas FAG, nesta segunda-feira. Sinval Mateus Martins Lara nasceu de parto normal, às 17h25min.
A unidade de obstetrícia do Hospital São Lucas FAG, recentemente ativada e credenciada para atendimento pelo SUS, realizou na tarde desta segunda-feira o primeiro parto e o procedimento foi acompanhado por acadêmicos do curso de Enfermagem da FAG. Sinval Mateus Martins Lara nasceu de parto normal, às 17h25min, pesando quase quatro quilos e medindo 51 centímetros. O médico responsável pelo parto foi o Dr. Carlos Puppi.
A acadêmica do 8º período do curso de Enfermagem, Jéssica Adriane da Silva, que está fazendo estágio na área de obstetrícia, foi uma das alunas que acompanhou todo o procedimento e também participou do atendimento antes e após o parto. Ela conta que a experiência foi muito emocionante, e acima de tudo, uma grande oportunidade para praticar tudo o que aprende em sala de aula. “Na graduação, aprendemos a importância da humanização do atendimento. No Hospital, podemos comprovar como este tipo de atendimento deixa o paciente mais relaxado e confiante”, conta a acadêmica.
A professora da FAG e enfermeira obstetra, Tatiana Frank, ressalta a importância do atendimento humanizado. “Os profissionais de saúde que atuam no Hospital São Lucas seguem essa filosofia de atendimento, que é a mais moderna. E os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática, tudo o que é visto na teoria”, comenta. “Além disso, esse tipo de atendimento feito pelo SUS é inédito da região. A mãe recebe uma série de cuidados que acalmam a mulher e ajudam no alívio da dor”, explica a professora.
A mãe, Suzana de Oliveira, de 19 anos, que veio de Quedas do Iguaçu, chegou ao São Lucas FAG na manhã de segunda-feira para ter seu primeiro filho e teve alta já nesta terça-feira. “Assim que cheguei ao hospital, toda a equipe começou a cuidar de mim. Fui muito bem atendida”, conta a mãe. O que deixou Suzana ainda mais segura durante o parto foi a permanência de sua mãe, avó de Sinval, durante todo o procedimento. “Fiquei muito mais segura e relaxada. Minha mãe me acompanhou e me apoiou neste momento tão importante da minha vida”, relata.
O presidente do Grupo Gurgacz, empresário Assis Gurgacz, que recentemente adquiriu o Hospital São Lucas, conta que este é o início de um compromisso com a comunidade de toda a região. “Ontem realizamos o primeiro parto pelo Sistema Único de Saúde. Já nas próximas semanas devemos atender com o máximo de nossa capacidade, utilizando os oito leitos disponíveis. Esperamos que esse número aumente nos próximos meses”, afirma Gurgacz.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel