Cadeia produtiva de florestas é tema de palestra realizada no anfiteatro da FAG
Acadêmicos de vários cursos da instituição participaram da etapa de Cascavel do Seminário Itinerante de Comunicação e Agronegócio (Secoagro) que aconteceu na noite desta quinta-feira (2).
O anfiteatro da Reitoria da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) recebeu na noite desta quinta-feira (2) a etapa de Cascavel do Seminário Itinerante de Comunicação e Agronegócio (Secoagro), evento promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com Associação dos Jornalistas de Agronegócio do Paraná (Ajap). Acadêmicos de vários cursos da instituição acompanharam três palestras com especialistas na cadeia produtiva de florestas.
Alguns conceitos sobre esse segmento da economia e da legislação ambiental foram repassados na primeira palestra ministrada pelo chefe-geral da Embrapa-Florestas, Helton Damian da Silva. Logo após, o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná), Fernando Martin, falou sobre a viabilidade econômica do cultivo florestal. Em seguida, o engenheiro florestal da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), Edmílson Baú, apresentou as etapas produtivas da cadeia florestal. “O plantio de árvores com fins comerciais representa um importante nicho de mercado para os produtores. O objetivo dessa palestra é mostrar que é possível fazer a extração da madeira de forma racionalizada, ou seja, preservando os recursos naturais”, aponta Edmílson.
Depois das suas falas, os palestrantes abriram um espaço para perguntas da platéia. A partir disso, foi feito um debate sobre os questionamentos e a contextualização do conhecimento teórico para as atividades relacionadas à Comunicação. “A princípio, a gente esperava somente alunos de Jornalismo. Porém, ficamos surpresos com a vinda de acadêmicos de outros cursos. Isso, por si só, fez do Secoagro em Cascavel um sucesso”, destaca. “Essa interação não fez com que se fugisse do principal objetivo do evento que é o de trazer informações novas sobre o agronegócio. Por exemplo, antes dessa palestra muita gente encarava essa questão das florestas como um mito. A partir de agora, a gente imagina que novas pautas devam surgir nos meios de comunicação aqui na Região Oeste em decorrência dessas palestras”, salienta.
Verbo – Durante o Secoagro, os acadêmicos do 6º período de Jornalismo apresentaram aos participantes a quarta edição da Revista Verbo. Produzida no primeiro semestre desse ano, o trabalho contou com a orientação dos professores Juliana Cancian, Luiz Carlos Sonda e Ralph Willians de Camargo. O lançamento oficial da publicação acontece na noite desta sexta-feira (03), a partir das 20 horas, no bar La Bodeguita Café.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel