Agronomia, Ciências Biológicas e Nutrição promovem discussão sobre alimentos

A 2ª Semana Agronômica (Seagro), o 5º Encontro de Ciências Biológicas (Enbio) e a 3ª Jornada de Nutrição do Oeste Paranaense acontecem simultaneamente neste ano e começaram nesta terça.

08/10/2008


A 2ª Semana Agronômica (Seagro), o 5º Encontro de Ciências Biológicas (Enbio) e a 3ª Jornada de Nutrição do Oeste Paranaense acontecem simultaneamente neste ano e tem como grande tema norteador do evento “Alimentos: do produtor ao consumidor”. O encontro, que teve início nesta terça-feira (7), segue até quinta-feira (9), promovendo palestras, mini-cursos e mesas-redondas.

Na noite de abertura, o diretor geral da Faculdade Assis Gurgacz, professor Sérgio de Angelis, parabenizou os cursos pela iniciativa de promover um evento interdisciplinar. “Foi uma idéia muito criativa e feliz na escolha do tema, já que esta é certamente uma área de muita discussão”, comenta o diretor. “Além disso, eventos como este são um diferencial para os acadêmicos, que podem ouvir diferentes versões sobre um mesmo assunto, tornando-se assim um profissional crítico e atuante no mercado”, avalia o diretor.

A coordenadora do curso de Nutrição da FAG, professora Márcia Dalla Costa, que falou em nome dos três cursos que promovem o evento, lembrou a importância de se discutir sobre toda a cadeia produtiva alimentar. “Com dados alarmantes sobre o aumento da obesidade no Brasil, precisamos reunir profissionais de várias áreas para debater sobre métodos e formas ideais para a produção de uma alimentação mais saudável e que agrida menos o meio ambiente”, ressalta a coordenadora.

PALESTRAS – Durante a primeira noite do evento, os acadêmicos participantes puderam assistir três palestras que abordaram a produção de alimentos. O primeiro palestrante da noite foi o coordenador do curso de Ciências Biológicas da FAG, professor Robson Delai, que é mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e falou sobre a produção de alimentos transgênicos. Depois de falar sobre a história da produção transgênica, o palestrante discutiu sobre novas tecnologias para a produção, principalmente de soja, milho, trigo e canola. “A intenção desta fala é desmistificar a produção de alimentos transgênicos, que podem ser uma boa alternativa para o aumento da produção”, explica o professor.

A nutricionista Elaine Azevedo, mestre em Agroecossistema pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Sociologia Política pela mesma universidade, foi a segunda palestrante da noite e discutiu sobre o tema “Segurança Alimentar e Nutricional na perspectiva da Agricultura Familiar Orgânica”. Ela enfatizou que as políticas públicas atuais estão voltadas para agricultura familiar e que este é um tipo de atividade, que, além de produzir alimentos saudáveis, também preservam o meio ambiente. “Os agricultores familiares percebem que a produção orgânica é a melhor saída e também mais viável economicamente”, destaca a palestrante.

Quem encerrou as palestras na noite de abertura do Seminário foi o diretor de coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional e também coordenador do programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich, que falou sobre o papel do Estado na produção de alimentos. “O Brasil é celeiro de alimentos para o mundo e também um grande potencial para a produção de Bioenergia. Até 2025, o planeta precisará aumentar em 40% sua capacidade de produção alimentar. Nosso país, sozinho, pode suprir essa necessidade”, ressaltou o palestrante. Ele lembrou que o Brasil tem 106 milhões de hectares que não estão sendo utilizados e que isso representa um grande potencial de crescimento. “Além disso, quem mais produz alimento no Brasil é agricultura família, que é responsável por 40% do PIB agrícola do país. Por isso é preciso dar atenção especial para estes produtores”, avaliou o palestrante.

Para a segunda noite do evento, nesta quarta-feira, o tema principal é a industrialização de alimentos e estão previstas as palestras sobre os desafios e perspectivas da industrialização de alimentos, com a Saraspathy Mendonça, que é doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina; sobre controle de qualidade dos alimentos, com o médico veterinário Paulo Tadeu Figueira e também sobre alimentos funcionais e sua utilização pela indústria de alimentos, com nutricionista e farmacêutica Fabiani LaFlor, que é doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Unicamp.

1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel