Psicologia, Direito e Secretariado Executivo promovem debate sobre Caso Eloá
Acadêmicos dos três cursos estiveram reunidos na noite desta quinta-feira (30) para analisar, segundo o ponto o seu ponto de vista, o incidente que teve grande repercussão na mídia nacional.
O desfecho trágico do seqüestro de Eloá Cristina Pimentel, morta após ficar por mais de 100 horas sob a mira de uma arma apontada pelo seu ex-namorado, Lindenberg Fernandes Alves, em Santo André (SP) foi o tema de um debate promovido na noite desta quinta-feira (30) por três cursos da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).
A discussão foi acompanhada por acadêmicos do 2º período de Psicologia, 3º período de Direito e 6º período de Secretariado Executivo e teve como mediadora a professora das disciplinas de Psicanálise e Psicologia do Direito, psicóloga Julise Savalha. Fizeram parte da mesa de debate a professora de Psicologia, Nádia Coldebella e a acadêmica do 10º período do curso, Regina Cordeiro.
A professora Julise destaca que o principal foco do debate foi discutir as relações amorosas no âmbito da Psicologia. “Diante de um caso desse, que ganhou enorme repercussão em todo o país, os alunos se interessaram em buscar mais subsídios sobre o assunto. Alguns me relataram até que muitas pessoas, ao saber que eram acadêmicos de Psicologia ou do Direito, os questionavam nas ruas pedindo uma opinião. Surgiu então a necessidade de um aprofundamento em torno desta questão”, explica.
Na ocasião os acadêmicos de Direito, orientados pelo professor Carlos Alberto da Silva, apresentaram também os procedimentos legais de investigação, o encaminhamento do caso ao Poder Judiciário e as punições que o seqüestrador pode sofrer. “É muito importante esse tipo de encontro para refletir sobre algo que abalou todo um país. E a melhor forma de se entender esse incidente e tirar alguma lição dele é integrando os conhecimentos de várias áreas”, observa Nádia.
A acadêmica Regina Cordeiro entende que o Caso Eloá modificou a forma como as autoridades vêem o estudo da mente humana. “A partir dessa tragédia a Psicologia e a Psiquiatria não serão mais vistas da mesma forma. Uma medida que já está sendo tomada é a criação de um Conselho composto profissionais dessas duas áreas para auxiliar as autoridades e a população em geral a lidar com esse tipo de acontecimento”, salienta.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel