Agricultura familiar é discutida no Encontro Técnico em Produção de Biodiesel
Diretor de engenharia da Copel, Luiz Antônio Rossafa, fez a palestra de abertura e ressaltou que o biodiesel só será bom e rentável, se for trabalhado dentro do arranjo produtivo da propriedade.
A produção do combustível alternativo na agricultura familiar foi o tema discutido durante o 4º Encontro Técnico em Produção de Biodiesel, que aconteceu nesta quinta-feira, no campus da Faculdade Assis Gurgacz. O evento foi promovido através de uma parceria entre a Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Durante a cerimônia de abertura, o diretor geral da FAG, professor Sérgio de Angelis, avaliou a importância do evento no contexto mundial atual. “Além da dimensão ambiental, o assunto atinge também a dimensão social. Hoje, estaremos debatendo sobre como fomentar a agricultura familiar”, comentou o diretor. “Assim, a FAG vai cumprindo sua missão acadêmica e está sempre um passo a frente do seu tempo, promovendo reflexão, debate e senso crítico, garantindo assim o desenvolvimento do estado e do país”, ressaltou.
O presidente da AMOP e prefeito da cidade de Corbélia, Eliezer José Fontana, disse que estava orgulhoso por fazer parte de uma parceria como esta, que possibilita a difusão do conhecimento sobre o biodiesel. “Trate-se de uma discussão fundamental para a vida desta e das futuras gerações”, destacou o prefeito.
O diretor da Fundação Assis Gurgacz, Assis Marcos Gurgacz, ressaltou o pioneirismo da FAG quanto às pesquisas com o combustível alternativo. “Acreditamos na idéia, pesquisamos e fazemos questão de difundir este conhecimento. A FAG sempre esteve de portas abertas para mostrar a tecnologia de produção do biodiesel”, comentou.
O diretor de engenharia da Copel, Luiz Antônio Rossafa, fez a palestra de abertura e falou sobre a viabilidade do biodiesel na agricultura familiar. “Acredito que é importante discutir este tema, principalmente porque o combustível alternativo isolado, não é uma boa opção. O biodiesel só será bom e rentável, se for trabalhado dentro do arranjo produtivo da propriedade. Esse é o ponto chave”, avaliou o palestrante.
Na seqüência, o evento contou com a presença do gerente de Transparência e Popularização da Ciência e Tecnologia da Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldi Feiden, que faz sua fala com base no tema “Rede de Pesquisa e Inovação”. E a última palestra da manhã foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, que falou sobre as possibilidades da cultura do Crambe.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel