Atividades práticas também fizeram parte do evento sobre a produção de Biodiesel
O 4º Encontro Técnico em Produção de Biodiesel, realizado nesta quinta-feira no campus da FAG, teve uma série de atividades práticas que foram realizadas no período da tarde, no Cedetec.
O 4º Encontro Técnico em Produção de Biodiesel, realizado nesta quinta-feira no campus da FAG, teve uma série de atividades práticas que foram realizadas no período da tarde, no Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias (Cedetec).
Divididos em grupos, os participantes passaram por oito estações, que mostravam diferentes partes do processo de produção do biodiesel e também as novidades das tecnologias envolvidas na produção do combustível alternativo.
O acadêmico Leandro Feldmann, do 4º período do curso de Agronomia da FAG, diz que a possibilidade de conhecer novas culturas e novas alternativas e produção do biodiesel é muito produtivo. “O melhor de tudo é ter acesso a tanta novidade, dentro da própria faculdade”, ressalta o acadêmico.
O pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, Ademir Calegari, era o responsável por uma das estações do Encontro Técnico, que apresentava aos acadêmicos uma coleção de alternativas para a produção do biodiesel. “Temos algumas plantas comuns, algumas mais difíceis de serem cultivadas, mas o importante é mostrar que existe muita opção”, comenta. “Com isso, podemos melhorar a rotação de culturas, contribuindo para a sustentabilidade das propriedades familiares”, avalia o pesquisador.
Para o gerente da Fazenda-Escola e um dos idealizadores do evento, Helmuth Bleil, o 4º Encontro Técnico em Produção de Biodiesel superou as expectativas. “A FAG foi pioneira quando acreditou nas pesquisas com o Biodiesel há cerca de três anos. E a cada ano continuamos trazendo inovação para Cascavel e região”, explica Helmuth. “Hoje tivemos a presença de grandes nomes na pesquisa de Biodiesel, como o Luiz Antônio Rossafa, que confirmou que nossos estão na direção certa”, destaca.
O coordenador do curso de Agronomia da FAG, professor Reginaldo Ferreira Santos, reforça que as atividades promovidas pelo Cedetec são uma vitrine do que é produzido pelos professores e acadêmicos do curso. “Tivemos a presença de alunos e docentes de outras instituições de ensino, que estão interessados em saber mais sobre o Biodiesel. E a FAG está dividindo esse conhecimento com toda a comunidade, através de eventos, palestras e cursos”, conta. “Essa é a função da academia. Produzir conhecimento e capacitar a comunidade, para promover o desenvolvimento da região”, ressalta Reginaldo.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel