Faculdade Assis Gurgacz será sede do único Moinho Escola do hemisfério sul
No início de 2010 começam as obras de construção do primeiro Moinho Escola de todo o hemisfério sul. Iniciativas como esta existem apenas na Suíça, Alemanha e nos Estados Unidos.
Através do convênio assinado na manhã desta sexta-feira (18) entre a Faculdade Assis Gurgacz, Fundetec e Prefeitura Municipal de Cascavel, ficou definido que já no início de 2010 começam as obras de construção do primeiro Moinho Escola de todo o hemisfério sul. Iniciativas como esta existem apenas na Suíça, Alemanha e nos Estados Unidos.
Para o diretor da Fundação Assis Gurgacz, Assis Marcos Gurgacz, esse é um passo importante para que a produção de trigo tenha um valor agregado. “Dessa forma, seremos capazes não só de exportar o produto bruto, mas sim com mais valor agregado”, destaca. “Além disso, os moinhos precisam de mão de obra qualificada e de pesquisas nessa área”, avalia Gurgacz.
O prefeito municipal de Cascavel, Edgar Bueno, também destacou a importância deste projeto para a cidade, que certamente será um modelo para muitas outras. “Tenho certeza que vamos atrair pessoas de todo lugar com o Moinho Escola. O Brasil tem um potencial muito grande para a produção de trigo e queremos ser um centro de reflexão para o país”, afirma o prefeito.
O diretor geral da Faculdade Assis Gurgacz ressalta que toda a população de Cascavel será beneficiada com a implantação do Moinho Escola. “Temos a necessidade de desenvolver pesquisa e qualificar profissionais para esta área. Os acadêmicos da FAG também serão beneficiados, já que vários cursos podem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias para moinhos”, destaca o diretor.
“Será um investimento de cerca de 800 mil reais. Essa soma de esforços e ação conjunta entre a Fundetec e a FAG vai fortalecer muito nosso estado”, disse o presidente da Fundetec, Paulo Porsch. O professor Dermânio Tadeu Ferreira, idealizador e coordenador deste projeto, explica que os principais objetivos do Moinho Escola são desenvolver novas tecnologias, capacitar profissionais e desenvolver novos produtos. “Vamos atuar nas áreas de recepção de grão, moagem, análise da qualidade de grãos e também da farinha e também na área da panificação”, destaca. “Será o primeiro Moinho Escola do mundo a fornecer cursos em português e espanhol”, lembra o professor.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel