Dom Bosco terá vestibular para cursos tecnológicos

Está confirmado para o dia 28 de novembro o Vestibular Dom Bosco - Graduação Inteligente. O processo seletivo acontece junto do Vestibular Unificado FAG/Fasul, no campus da FAG.

09/11/2004


INSCRIÇÕES AQUI

Está confirmado para o dia 28 de novembro o Vestibular Dom Bosco - Graduação Inteligente. O processo seletivo acontece junto do Vestibular Unificado FAG/Fasul, no campus da FAG. A grande novidade da Dom Bosco são os dois cursos tecnológicos, nas áreas de Informática e de Gestão. Os candidatos têm como opção as graduações de Tecnologia em Desenvolvimento para a Internet e de Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro.

Os cursos tecnológicos são de graduação plena, focados no mercado de trabalho e possibilitam ao concluinte cursar pós-graduação, seja em nível de especialização, mestrado ou doutorado. Além disso, as novas opções têm o caráter de enfoque mais verticalizado da área em questão. "Enquanto o bacharelado prevê o domínio científico, o tecnológico aponta para áreas mais específicas", explica o diretor geral da Dom Bosco, FAG e FAQ, professor Luiz Fernando Gomes Guimarães.

Outro diferencial da graduação em Tecnologia é a menor duração dos cursos. No caso dos cursos da Dom Bosco, o de Desenvolvimento para a Internet dura três anos e o de Gestão de Marketing pode ser concluído em dois anos. Por serem modulares, os cursos tecnológicos também permitem certificações parciais. Isso quer dizer que, dependendo dos módulos cursados, o aluno pode obter certificados de um curso de qualificação ou aperfeiçoamento, ou ir somando certificados e completar o curso superior.

A definição das áreas de cursos oferecidos pela Dom Bosco é resultado de um estudo do mercado, assim como ocorre com a oferta dos demais cursos da FAG e FAQ. Na avaliação do MEC, o curso de Tecnologia em Desenvolvimento para a Internet foi autorizado com conceito A, e o de Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas recebeu o conceito B. O diretor da Dom Bosco revela que a previsão é de uma procura muito grande pelos novos cursos. "São cursos focados em necessidades do mercado e devem atingir, especialmente, quem já está no mercado e pretende sistematizar seu conhecimento", analisa o professor Luiz Fernando. Os cursos da Dom Bosco serão noturnos e cada uma das turmas terá 50 vagas.

TENDÊNCIA - Os cursos de tecnologia são uma tendência no ensino superior. Somente até a metade deste ano, o MEC autorizou 221 cursos e reconheceu outros 81 com este caráter. Entretanto, no Brasil, a oferta de cursos superiores em Tecnologia ainda é pequena, se comparada com a realidade de outros países. Nos Estados Unidos, os cursos de curta duração representam 60% das matrículas no ensino superior. Na França correspondem a 40% e, na Alemanha, 70% dos engenheiros são graduados em cursos de Tecnologia. Segundo o Censo de 2000, 6% das matrículas brasileiras são em cursos de curta duração.

OS CURSOS

Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas

Perfil Profissional

O aluno egresso do curso é um profissional de nível superior que atuará na gestão de negócios comerciais ou de serviços, com postura pró-ativa que permita projetar ações que resultem na melhoria e desenvolvimento dos negócios e capacitado para decidir e agir prontamente, diante das rápidas e emergentes mudanças contingenciais.

Mercado de Atuação: Organizações de pequeno, médio e grande porte.

Grau: Tecnólogo em Gestão de Marketing e Vendas

Turno: Noturno

Duração Mínima: 02 anos

Carga horária total do curso: 1920 h/a

Tecnologia em Desenvolvimento para Internet

Perfil Profissional

O aluno egresso deste curso é um profissional de nível superior que desenvolverá sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas. Além disso estará também apto para projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações, principalmente aquelas voltadas para as redes de computadores e a Internet, além de capacidade crítica para selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento.

Mercado de Atuação: Em todo o tipo de organização e/ou para profissionais liberais que necessitem da Internet como meio de alavancar novos negócios.

Grau: Tecnólogo em Desenvolvimento para Internet

Turno: Noturno

Duração Mínima: 03 anos

Carga horária total do curso: 2400 h/a

INSCRIÇÕES AQUI