Projeto estende Jornalismo às comunidades
Professores e acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) orientam a produção de jornais e de programas de televisão em escolas públicas de Cascavel e da região.
Os alunos do ensino fundamental e médio de quatro escolas estaduais de Cascavel e região estão integrados ao curso de Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz. Orientados por professores jornalistas e acadêmicos do curso, eles produzem informativos impressos e para televisão.
As produções fazem parte de um dos projetos de extensão do curso de Jornalismo e são orientadas pela professora Adriane Fin na área de impresso e pelo professor Marcelo Ferreira em telejornalismo. Os monitores Marcos Machado, Iédio Carabolante, Daniele Stescki e Verônica Mariano, além dos 16 alunos do 2º período do curso de Comunicação Social, repassam o que já aprenderam no Jornalismo da FAG, que possui uma parte prática intensa.
Estão fazendo parte da primeira etapa do projeto de extensão, os colégios estaduais Professor Victório Emanuel Abrozino, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e Mário Quintana, todos de Cascavel. O projeto também é levado à região, no colégio Princesa Izabel, de Três Barras do Paraná. "O projeto é bom para nós, que praticamos o jornalismo, e para a escola, que passa a ter um veículo de comunicação com a comunidade", observa Iédio Carabolante, acadêmico do 6º período de Jornalismo e vice- diretor do colégio Princesa Izabel. Já a professora Adriane Fin comenta que estar ao lado da comunidade é gratificante para professores e alunos. Ela acredita que é uma forma de levar à população informações do dia-a-dia e notícias que não possuem espaço na grande mídia, porém são de muita importância para as comunidades.
EVOLUÇÃO - O projeto de extensão nasceu de um experimento durante o 1º Encontro Científico Interinstitucional da FAG, realizado no ano passado. Um dos trabalhos apresentados foi do coordenador do curso de Jornalismo, Marcelo Ferreira, que levou até o bairro Interlagos toda a estrutura de um estúdio de televisão e dentro de uma escola municipal produziu um telejornal com as crianças da 4ª série do ensino fundamental. "Na época a coordenadora de extensão da FAG, professora Maria Zuleica Koritiak, ficou entusiasmada com a iniciativa e pediu para que o experimento fosse ampliado. A idéia virou projeto que hoje procura atender as escolas que estiverem dispostas a produzir informativos", conta Marcelo.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel