Fórum sobre a AIDS/HIV abre exposição “Somos Iguais - Preconceito Não”
Acadêmica da FAG participou das fotos da campanha ao lado de artistas consagradas. Testes rápidos de HIV estão sendo feitos durante toda a semana.
Na noite de ontem a FAG foi palco de um Fórum sobre HIV/ Aids. A programação, organizada pelo Centro Especializado de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cedip), teve palestra, depoimentos e um teatro descontraído de conscientização dos jovens. O evento marcou a abertura da exposição de fotos “Somos Iguais - Preconceito Não”, que está no hall de entrada do prédio da reitoria da faculdade.
Para as fotos que fazem parte da campanha contra o preconceito do Ministério da Saúde para o ano de 2010/2011, doze jovens soropositivos entre 18 e 24 anos posaram ao lado de artistas consagrados. Entre esses jovens, estão a aluna do curso de Ciências Biológicas da FAG, Melany Lima e o acadêmico de Secretariado Executivo da Unioeste, Fabrício Stocker, ambos de Cascavel.
“Essa campanha mostra que com amor, carinho, afeto, beijo, abraço não se transmite o vírus, é possível sim viver normalmente com a AIDS, mas não com o preconceito”, conta a futura bióloga Melany Lima, que convive com a doença desde que nasceu. Como o público da campanha são os jovens, para o diretor geral da FAG, professor Sergio de Angelis, essa é uma boa oportunidade para conscientizar a comunidade acadêmica, composta em sua maioria, por pessoas de 18 a 24 anos. “A realidade dos fatos precisa ser tratada com clareza, e a FAG está sempre de portas abertas para projetos como este”, diz.
Fabrício conta que as fotos foram feitas no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado, apenas três meses após ter descoberto a doença, após o Ministério da Saúde ter selecionado os doze jovens que participaram da ação. “Eu não tive tempo de conviver com o preconceito, porque fiz com que todo mundo soubesse da minha doença já me manifestando através da campanha”, diz Fabrício, esperando que as pessoas se conscientizem cada vez mais quanto a prevenção e ao preconceito também.
Quem passar pela reitoria pode ver as fotografias que ficarão expostas na FAG em grandes cubos luminosos até o dia 17 de junho. A exposição é acompanhada ainda de uma programação que também segue até o dia 17, composta de orientações, palestras e até mesmo testes rápidos de HIV acessíveis ao público. O cronograma e os horários das atividades podem ser encontradas clicando aqui. As escolas que desejam participar são orientadas a agendar as visitas pelo telefone (45) 3902 2681.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel