FAG produz óleo vegetal isolante para transformadores
AGBIOELETRIC® já é utilizado em transformadores de Cascavel e em diversas cidades do Brasil. Produto substitui óleo mineral isolante, que é tóxico e poluente.
Desde 2007, acadêmicos e professores do curso de Agronomia vem se dedicando a pesquisas relacionadas a óleos vegetais. No Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias (Cedetec), se destacam as descobertas envolvendo o Biodiesel, e o projeto AGBIOELETRIC®.
Com relação ao Biodiesel, o Cedetec dispõe de duas usinas didáticas, uma com capacidade para produzir 1000 litros por dia, e outra, que produz 100 litros, sendo que a produção é inteiramente destinada à experimentação. Já com o AGBIOELETRIC®, a história é outra. O óleo já está sendo utilizado também fora da instituição.
Além do curso de Agronomia, a pesquisa pode beneficiar os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências Biológicas da FAG, bem como o curso de Gestão Ambiental da Faculdade Dom Bosco.
Há mais de cem anos, a maioria dos transformadores elétricos faz uso do óleo mineral, que é derivado do petróleo. Este óleo, convencionalmente usado, é tóxico, e em contato com o solo ou água, a contaminação é inevitável.
“Apenas um litro de óleo mineral isolante é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Em casos de acidente, o impacto ambiental é muito alto”, destaca o engenheiro agrônomo que é responsável pela pesquisa, professor Cornélio Primieri. Além disso, chegando a temperatura de 110 graus, o óleo mineral isolante se torna inflamável.
Foi a partir das pesquisas com diversas oleaginosas para a fabricação do Biodiesel, que o pesquisador Cornélio descobriu que o óleo vegetal poderia ter a função isolante, e também ser utilizado dentro dos transformadores, substituindo o óleo mineral. Desta forma, surgiu o AGBIOELETRIC®.
A FAG junto ao CEDETEC, através do curso de Agronomia e do grupo Gestor em Oleoquímica, pesquisou e desenvolveu o fluído vegetal isolante, o AGBIOELETRIC®, que é derivado de oleaginosas com características para a utilização em equipamentos elétricos, tais como transformadores de distribuição de energia elétrica.
Nos transformadores, o óleo tem como função principal a refrigeração do transformador e o isolamento elétrico, evitando, por exemplo, que a umidade entre em contato com o papel que existe nas bobinas. Assim, os equipamentos que vemos nos postes de luz transformam a energia que recebem das usinas para uma voltagem adequada ao consumo, chegando até as nossas casas com a tensão de 127 volts, por exemplo.
Enquanto o óleo mineral isolante é altamente prejudicial ao meio ambiente e a saúde humana e animal, o óleo vegetal é um produto agrícola e biodegradável. Em contato com a natureza, seja solo ou água, se decompõe em apenas 21 dias no solo. Além disso, só é considerado inflamável em temperaturas acima dos 340 graus. Também não é considerado como um produto tóxico.
Produzido a partir de grãos e sementes comestíveis, o óleo vegetal isolante é uma energia totalmente renovável, já que todas as culturas podem sem plantadas novamente. “Vários produtos encontrados no campo que podem ser transformados tanto em óleo isolante como em biocombustível. É possível extrair o óleo de mais de 19 oleaginosas”, explica Cornélio. Sementes de macaúba, tungue, cártamo, crambe, girassol, soja, pinhão manso, gergelim e linhaça são só algumas das matérias-primas utilizadas.
No final da vida útil, o óleo ainda poderá ser reutilizado para produção de biocombustíveis. O novo fluido vegetal passou por vários ensaios de caracterização e estabilidade à oxidação, para atender normas específicas que garantem a qualidade do produto.
O AGBIOELETRIC® é um produto patenteado pela FAG, que já está sendo usado por algumas indústrias de transformadores. Após cinco anos de análises, a região do lago municipal de Cascavel, a FAG e o Hospital São Lucas receberam transformadores fabricados com o produto. À medida que houver a expansão no uso destes óleos isolantes de origem vegetal, o setor elétrico passará a contribuir para a sustentabilidade do país. A FAG já está dando os seus passos.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel