Egressos se especializam e se tornam professores da instituição

A FAG e a Dom Bosco, ao confiar na qualidade que empregam, têm contratado profissionais formados pela própria instituição para integrar equipe de docentes.

11/10/2011


O professor é uma figura presente desde os primeiros anos de vida. Entre ensino fundamental, médio e superior, dezenas de professores constituem o que a certa altura da vida, compreendemos como conhecimento. Em quase todos os cursos se destacam ex-alunos que hoje são contratados pela instituição, egressos que se tornaram professores.

Foi assim com o professor Fernando Luiz Incerti, que é docente nos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet, Publicidade e Propaganda, e Ciências Contábeis. Depois de ter se formado no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet , Fernando voltou para a sala de aula, mas dessa vez, como professor de disciplinas relacionadas à programação. “No começo as maiores dificuldades são preparar aulas de acordo com o tempo que se tem em sala de aula, e saber quais as melhores técnicas de didática. Hoje estou cada dia mais seguro, e ganhando mais respeito dos alunos”, conta Fernando, que foi indicado para o colegiado pelo coordenador do curso, professor Kenzo Araújo. Ele, que nem imaginava ingressar na docência, se define como um professor brincalhão, que concilia o lado sério e descontraído das aulas e que pretende seguir a carreira por um bom tempo.

Situação parecida viveu o administrador Jerson Karck, professor nos cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Recursos Humanos e Marketing, da Dom Bosco.“É gratificante ser chamado de professor e perceber que a faculdade que me formou confia na qualidade que emprega”, reconhece Jerson.

No curso de Engenharia em Controle de Automação, encontramos três egressos da FAG juntos na sala dos professores. Ederson Zanchet, Arthur Schüler e Geovane Pinheiro se formaram entre 2007 e 2008 e hoje são unânimes em dizer que a docência não é tão simples quanto aparenta. “O mais difícil é mostrar a sua competência e credibilidade aos alunos. Ser professor é nunca viver na zona de conforto”, acredita Arthur, dizendo que a área em que atuam está em constante mudança e exige também constante atualização. Segundo Geovane, o segredo é deixar os objetivos bem claros para a turma, e propor que a intenção é ensinar, mas também aprender com o aluno. “Ser professor é como vender um produto. Você precisa mostrar aos acadêmicos que eles terão necessidade daquele conteúdo e fazê-los se interessar pela disciplina”, define Ederson.

A Engenharia Civil é mais um curso com ex-acadêmicos contratados. O professor Anderson de Oliveira saiu direto da faculdade em 2007 e foi para o mestrado. Retornou em 2010 e hoje ministra aulas em quase todos os períodos do curso, todas as noites e também aos sábados, além de ter sua própria construtora. A vontade de ingressar na docência veio quando era monitor durante a faculdade. “Hoje tenho minha própria metodologia, ensinando com clareza e sendo parceiro do aluno, nada de linha dura”, conta.

Só entre os cursos de Tecnologia em Design de Interiores, da Dom Bosco, e de Arquitetura e Urbanismo, da FAG, sete professores são egressos da instituição. Para a coordenadora dos cursos, professora Solange Smolarek Dias, apostar em egressos foi o melhor investimento já realizado. “Professores graduados na instituição tem motivação de sobra e querem dar o seu melhor para crescer junto com a faculdade“, relata a coordenadora.

O diretor acadêmico da FAG, professor Afonso Cavalheiro Neto, explica que os alunos que são convidados a retornar para a faculdade como professores passam por uma capacitação, oferecida através do curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. “Temos visto que o resultado dessa captação de talentos é extremamente positivo, pois o egresso conhece o curso e a instituição como ninguém”, avalia o diretor. Segundo Afonso, os profissionais recém-formados geralmente são inovadores no aspecto pedagógico e trazem dinamismo ao meio acadêmico. “Os pré requisitos para ingresso nos colegiados dos cursos é ter boas indicações dos professores e um histórico acadêmico de muito estudo e dedicação”, finaliza.

1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel